Feira da Juventude começa hoje no Centro de Congressos de Lisboa

Foto
O Instituto Português da Juventude é um dos promotores do SPOT Helder Olino (arquivo)

O SPOT-Feira da Juventude, que começa hoje no Centro de Congressos de Lisboa, tendo como tema principal a Energia Jovem, assume este ano um carácter "mais moderno, lúdico e interactivo, virado para a interculturalidade".

"A ideia desta Feira é fazermos passar a influência que a energia da juventude tem na nossa sociedade actual, através da sua capacidade de inovar e de ser optimista em relação ao conhecimento", disse à Agência Lusa Helena Alves, presidente do Instituto Português da Juventude (IPJ).

O SPOT vai apresentar três mostras, nomeadamente a Mostra Associativa, em parceria com a Federação Nacional de Associativismo Juvenil (FNAJ), onde associações de jovens vão mostrar a sua energia, e a Mostra Institucional, com 20 entidades que vão cativar os jovens para as iniciativas e oportunidades existentes em várias áreas.

A Mostra de Jovens Criadores Nacionais e das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é também uma novidade, com trabalhos em áreas da Expressão Plástica, Fotografia, Literatura, Dança e Teatro, Música, Design e Moda.

Cabo Verde participa com uma delegação de 16 membros, disse à Agência Lusa fonte do Ministério da Juventude e Desportos cabo-verdiano.

Segundo a fonte, a delegação cabo-verdiana, com jovens entre os 18 e os 30 anos, integra artistas não profissionais de áreas como as Artes Visuais, Artes Aplicadas, Literatura, Música, Dança e Arte em Movimento que apresentaram obras originais a um concurso de pré-selecção feito em Cabo Verde.

A mostra, que congrega representantes dos oito Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um evento que decorre das Bienais de Jovens Criadores que já ocorreram em Cabo Verde, Portugal e Moçambique.

O objectivo é promover os jovens artistas de cada um dos "oito" e o consequente desenvolvimento das respectivas actividades artísticas, visando ainda fortalecer a cooperação entre ministérios, municípios, instituições e associações culturais do espaço lusófono, para a promoção da criatividade da juventude e de intercâmbios internacionais.

Para Helena Alves, "todas as mostras desta feira vão perder o seu carácter tradicional e assumir um outro mais moderno, lúdico e interactivo, virado para a interculturalidade".

No programa estão ainda contidos cerca de 30 workshops acerca de áreas como a Cidadania Digital, Inovação, Criatividade e Competências Emergentes, sendo que oito deles serão apresentados em ambiente "Second Life", um jogo virtual bastante presente na vida dos jovens de hoje em dia.

Realizar-se-á também o 10.º Encontro Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Fórum Nacional de Jovens Imigrantes da Diáspora Africana, "reforçando, assim, o carácter intercultural que se pretende neste evento", segundo a responsável.

No contexto internacional, irão decorrer o Fórum da Juventude da CPLP e o Encontro de Ministros Responsáveis pela Juventude e Desporto da CPLP.

O evento será inaugurado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português da Juventude, e conta com o apoio da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, da Movijovem e do Instituto do Desporto de Portugal.

O SPOT-Feira da Juventude decorre até ao dia 22 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, sendo esperados cerca de 30 mil visitantes.

Sugerir correcção
Comentar