Dez mil pessoas viram exposição de Helena Almeida na Bienal de Veneza

Foto
A exposição estará de Janeiro a Março de 2006 na Fundação Calouste Gulbenkian DR

Mais de dez mil pessoas já viram a exposição "Intus", da artista plástica Helena Almeida, que representa Portugal na 51ª Bienal de Artes Visuais de Veneza, em Itália, revelou hoje o Instituto das Artes.

"Intus" está exposto desde Junho no Scoletta dei Tiraoro e Batttioro, junto ao Canal Grande de Veneza, e abrange mais de três décadas de trabalho artístico de Helena Almeida sobre a relação entre corpo e espaço.

A mostra, que aborda o conceito "de dentro" e tem um carácter retrospectivo, apresenta uma série de 12 fotografias, intitulada "Eu Estou Aqui", feita na sequência do vídeo "A Experiência do Lugar II", ambos inéditos e criados de propósito para a Bienal.

Para enquadrar o seu trabalho, estão ainda expostas fotografias da década de 1970.

Em Maio, antes de partir para Veneza, Helena Almeida explicou em Lisboa que a série "Eu estou aqui" apresenta auto-retratos "sozinha, quase sem coreografia, sem nada à volta".

O vídeo a preto e branco "A Experiência do Lugar II", já exibido no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, mostra a artista a percorrer o seu atelier de joelhos com alguns objectos do seu quotidiano, remetendo para uma ideia de peregrinação, de religiosidade.

Helena Almeida foi a artista escolhida para representar Portugal, mas as comissárias da Bienal convidaram também a expor os artistas portugueses Joana Vasconcelos, João Louro e Vasco Araújo, pelo que é a maior participação de sempre de Portugal em Veneza.

A 51ª Bienal de Artes Visuais de Veneza decorrerá até 6 de Novembro e a representação de Portugal é uma iniciativa do Instituto das Artes e do Ministério da Cultura.

No âmbito da estratégia do Instituto das Artes de circulação nacional e internacional das obras que apoia, a exposição "Intus" estará de Janeiro a Março de 2006 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar