Nova Iorque: milhares de pessoas manifestam-se contra armas nucleares

Foto
Entre os manifestantes seguiram os autarcas de Hiroshima e Nagasaki, no Japão John Smock/AP

Vários milhares de pessoas apelaram hoje ao fim das armas nucleares e da guerra no Iraque em Nova Iorque, na véspera da reunião dos 188 países membros do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), nesta cidade.

Os manifestantes marcharam atrás de uma faixa que dizia: “Acabem com a guerra no Iraque. Suprimam todas as armas nucleares”. Entre eles seguiram os autarcas de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, destruídas a 6 e 9 de Agosto de 1945 por uma bomba nuclear norte-americana.

A manifestação, que começou no centro de Manhattan, passou a escassos metros do edifício das Nações Unidas antes de se dirigir para o Central Park, onde terminou .

Os participantes, entre eles muitos japoneses, lançaram frases como “Hiroshima, Nagasaki, nunca mais”.

“Nenhuma nação, nenhum grupo deveria testar e fabricar material para armas nucleares. Tudo deveria ser proibido”, disse o autarca de Hiroshima, Tadatoshi Akiba.

Os 188 países membros do TNP começam amanhã uma reunião de um mês em Nova Iorque, no âmbito da revisão deste tratado – realizada de cinco em cinco anos - que deverá impedir a proliferação das armas nucleares. O Irão e a Coreia do Norte, que anunciou em 2003 retirar-se no TNP, estarão no centro dos debates.

Sugerir correcção
Comentar