Turquia: Procurador detido por envolvimento em conspiração para derrubar Governo

As autoridades turcas detiveram hoje um procurador acusado de integrar uma conspiração para derrubar o Governo de profunda raiz islamista no país, revela a agência noticiosa estatal Anatolia.

Trata-se de uma “séria violação da lei”, denunciou prontamente em crítica a União dos Juízes e Procuradores, espelhando a oposição existente entre o Executivo e o muito poderoso sistema judicial turco, tradicionalmente um bastião das forças seculares.

O procurador detido foi identificado como Ihan Cihaner, o qual lançara em 2007 uma polémica investigação a uma organização religiosa na província de Erzican, no leste do país. É a primeira vez que um procurador é detido na Turquia.

Mais de 200 pessoas, incluindo oficiais do exército, advogados e políticos, foram presos desde que o chamado caso “Ergenekon” despoletou há cerca de dois anos e meio. Os procuradores acusam o grupo ultranacionalista, com o mesmo nome, de planearem lançar o caos com ataques à bomba por todo o país visando assim justificar os ganhos de controlo do exército.

Opositores do Governo turco alegam que esta investigação tem igualmente vindo a ser usada para “dar caça” a membros da oposição.

Sugerir correcção
Comentar