Detido homem com arma falsa em Nimes, França. Situação já voltou “à normalidade"

A estação de comboio de Nimes foi evacuada pelas autoridades na mesma altura em que a imprensa espanhola noticiava um tiroteio. Pouco depois, um órgão governamental desmentiu os tiros.

Foto
Gare de Nimes Jesmar

A estação ferroviária de Nimes, em França, foi evacuada pelas autoridades na noite deste sábado por existir a suspeita de que estivesse um homem armado no interior do edifício, noticiou o jornal regional francês Midi Libre. O pânico instalou-se após um falso alarme dar conta de que tinha havido um tiroteio na estação (que foi noticiado inicialmente) mas a prefeitura da região – um órgão governamental – desmentiu o sucedido e referiu que a situação já “voltou ao normal”. Um homem com uma pistola falsa foi detido pela polícia francesa.

A informação de que teria havido um tiroteio, perpetrado por três homens, foi avançada pelo jornal desportivo espanhol Marca (que se encontra em Nimes, cidade onde começou a prova de ciclismo Volta de Espanha), pelo La Vanguardia e pela rádio Cadena Ser, mas a informação foi posteriormente desmentida pela prefeitura da região.

No Twitter da prefeitura de Gard, foi ainda pedido aos cidadãos que evitassem a zona da estação ferroviária de Nimes, adiantando que estava em curso uma “operação de verificação”. Mais tarde, referiram que a situação tinha regressado à normalidade.

As autoridades não explicaram a razão da retirada das pessoas do lugar. Segundo a imprensa local, uma testemunha tinha informado a polícia de que tinha visto "um ou mais homens armados" no local, o que pode ter levado as autoridades a encerrarem o interior da estação para investigarem o sucedido. À agência Efe, um porta-voz da polícia municipal de Nimes referiu que “não houve tiroteio” mas não referiu qual o motivo da evacuação do edifício. 

Um espanhol que estava a jantar num restaurante em frente à estação contou à agência espanhola o que viu: “Estávamos a jantar no restaurante quando, de repente, houve um momento de pânico. As pessoas saíam a correr da estação e poucos minutos depois chegaram vários carros da polícia”. “Levaram tudo à frente, as mesas e as cadeiras da esplanada. O dono do restaurante disse-nos para entrar dentro do local e que nos escondêssemos como pudéssemos”, acrescentou ainda. 

A organização da Volta à Espanha tinha recebido a informação de que tinha havido um tiroteio e pediu aos jornalistas que não saíssem da sala de imprensa, situada a cerca de 400 metros da estação, por suspeitas de que haveria um indivíduo armado à solta. Também no Twitter, um dos jornalistas que se encontra na cidade francesa a fazer cobertura do evento de ciclismo, conta que os órgãos de comunicação social foram impedidos de abandonar a sala de imprensa, adiantando posteriormente que os deixariam sair em breve, já que os supostos suspeitos armados teriam sido detidos.

Sugerir correcção
Comentar