Taliban fazem mais de 100 mortos em ataque a base afegã

Esmagadora maioria das vítimas são soldados governamentais. Combate demorou várias horas.

Foto
É a partir da base de Mazar-i-Sharif que o exército afegão controla a segurança de grande parte do Norte do país EPA/MUTALIB SULTANI

Um grupo taliban atacou uma base militar afegã localizada no Norte deste país e fez mais de 100 mortos, segundo números oficiais fornecidos pelo ministério da Defesa do Afeganistão, citados pela BBC.

O ataque ocorreu na sexta-feira, perto da cidade de Mazar-e-Sharif, e visaria as pessoas que estavam a sair da mesquita e as que estavam na cantina. A esmagadora maioria das vítimas são soldados governamentais. Segundo a BBC, o combate durou várias horas, tendo dez militantes taliban sido mortos. Outro foi feito prisioneiro.

Um porta-voz do governo norte-americano descreveu o ataque como "significativo", mas enalteceu o facto de os comandos afegãos terem conseguido colocar "um ponto final na atrocidade". Os responsáveis pelo ataque emitiram um comunicado em que afirmam ter recorrido a bombistas suicidas. As primeiras estimativas apontavam para mais de 130 mortos, mas os números actualizados neste sábado pelo governo afegão apontam para um número de baixas um pouco menor. 

A base atacada alberga as forças responsáveis pela segurança de uma parte sigificativa do Norte do Afeganistão. 

Sugerir correcção
Comentar