Partidos pró-curdos da Turquia anunciam greve de fome

Exigem notícias sobre Abdullah Öcalan, dirigente do PKK preso desde 1999.

Foto
Abdullah Öcalan está preso em Imrali, perto de Istambul Reuters

Um grupo de 50 voluntários de partidos políticos pró-curdos da Turquia vão começar uma greve de fome para exigirem notícias do líder curdo preso, Abdullah Öcalan. O protesto começa a 5 de Setembro.

Entre os voluntários há deputados do HDP (Partido Democrático do Povo), o principal partido pró-curdo da Turquia.  

A greve continuará até que os participantes obtenham informações sobre Abdullah Öcalan, dirigente do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), preso desde 1999 e de quem dizem não ter notícias desde 4 de Abril.

Durante a reunião em Diarbaquir onde a decisão foi tomada, um grupo de manifestantes gritou frases a favor de Öcalan e exibiram o seu retrato num edifício. A polícia ordenou que os militantes retirassem o retrato.

A Turquia está em conflito desde 1984 com o PKK, que realiza ataques regulares contra as forças de segurança no território turco. Na sexta-feira, 11 polícias turcos foram mortos e mais de 70 ficaram feridos num ataque-suicida contra os locais da polícia na cidade de Cizre, na fronteira com a Síria. O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, reivindicou o ataque.

Abdullah Öcalan está detido na ilha-prisão de Imrali, perto de Istambul, mas não está autorizado a receber visitas, nem dos seus advogados nem de pessoas próximas, desde que o cessar-fogo entre o PKK e as forças de segurança turcas terminou há um ano.

Este anúncio surge no momento em que a ofensiva militar lançada por Ancara no norte da Síria, visando as milícias curdas, entra na sua segunda semana. 

Sugerir correcção
Comentar