Naufrágio de barco de migrantes ao largo da Líbia mata entre 20 e 30 pessoas

No espaço de 48 horas voltaram-se duas embarcações na mesma zona.

Foto
A embarcação naufragada fotografada do ar pelas equipas de socorro Reuters

Um naufrágio ao largo da costa da Líbia fez “entre 20 e 30 mortos”, disse à AFP o capitão Antonello de Renzis Sonnino, porta-voz da Operação Sofia, a força naval europeia contra o tráfico humano. É o segundo naufrágio em 48 horas na mesma zona.

“Um avião localizou uma embarcação virada a cerca de 35 milhas [65 quilómetros] da costa da Líbia. Cerca de cem pessoas estavam na água ou agarrados aos destroços. Estima-se que entre 20 e 30 pessoas tenham morrido", disse Sonnino.

O avião luxemburguês deu o alerta e “um segundo aparelho, espanhol, deslocou-se ao local e largou um kit de socorro”, acrescentou o porta-voz. Duas embarcações da guarda costeira italiana e um navio espanhol aproximaram-se dos sobreviventes e socorreram os sobreviventes.

Na quarta-feira, uma tragédia semelhante ocorreu na mesma zona, tendo morrido cinco pessoas. Toda a sequência deste naufrágio foi fotografada pela Marinha italiana, que resgatou da água 562 pessoas.

De acordo com os números divulgados pelo do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) no dia 25 de Maio, 37.785 pessoas chegaram a Itália desde o início do ano, depois de atravessarem o Mediterrâneo em embarcações.

 

 

Sugerir correcção
Comentar