Esticar o tempo

“Acção de aumentar alguma coisa, de a tornar maior ou de a espalhar por uma superfície mais ampla, mais vasta.” Eis o primeiro significado de “extensão” que o dicionário regista. Seguem-se outras definições relacionadas com espaço, mas era de tempo que andávamos à procura, para aqui falarmos da “extensão do prazo dos empréstimos” pedida pela Grécia ao Eurogrupo. E encontrámos: “Intervalo de tempo em que algo ocorre, duração.”Notícia no dia de fecho da Revista 2: “A Grécia enviou nesta quinta-feira a Bruxelas o pedido de extensão, por seis meses, dos empréstimos internacionais. A notícia foi confirmada pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, na sua conta de Twitter: ‘Recebi o pedido grego para uma extensão de seis meses’, disse o responsável holandês, que revelou ainda o agendamento de uma nova reunião do Eurogrupo esta sexta-feira para discutir a proposta.”

Hoje já se saberá a resposta ao pedido. Logo na quinta-feira, a Alemanha, como se previa, considerou a “proposta insuficiente”, mas o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acolheu bem o texto do Governo grego. E disse: “Pecámos contra a dignidade dos povos, especialmente na Grécia, em Portugal e também na Irlanda. Eu era presidente do Eurogrupo e pareço estúpido em dizer isto, mas há que retirar lições da história e não repetir os erros.”

Voltando ao dicionário, há uma frase que se adequa a este contexto político: “As consequências estão aí em toda a sua extensão.” Ou seja, “em toda a sua amplitude”. No espaço e no tempo. 

 

 

Sugerir correcção
Comentar