Rui Moreira escolhe Matos Fernandes para presidir à Águas do Porto

A trabalhar em Moçambique desde Junho deste ano, o ex-presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões regressa esta semana a Portugal e deverá assumir as novas funções já no início de Janeiro.

Foto
Ministro Matos Fernandes espera que investimentos possam ser iniciados em 2017. Nelson Garrido

O engenheiro civil João Pedro Matos Fernandes é o novo presidente do Conselho de Administração (CA) da Empresa Águas do Porto. A trabalhar em Moçambique desde Junho deste ano, Matos Fernandes regressa esta semana a Portugal e deverá assumir as novas funções já no início de Janeiro.

Ao que o PÚBLICO apurou, a escolha do ex-presidente do Conselho de Administração da APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões para liderar a Águas do Porto partiu de Rui Moreira e foi articulada com o vereador do PS Manuel Pizarro. Para já, só está escolhido o presidente, prevendo-se que o resto da equipa seja conhecida dentro de dias.

Matos Fernandes presidida à APDL quando Rui Moreira liderava a Comunidade Portuária de Leixões.

Licenciado em engenharia civil e com mestrado em transportes, Matos Fernandes iniciou a sua carreira profissional na década de 90, na (agora) Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte e cinco anos depois assumia as funções de adjunto do secretário de Estado dos Recursos Naturais, Ricardo Magalhães, de quem viria a ser chefe de gabinete.

Foi administrador da empresa de consultoria Quaternaire Portugal antes de ser convidado, em 2005, para integrar a administração da APDL, presidida por Ricardo Fonseca. Em 2008 assume as funções de presidente da APDL e em 30 Maio de 2012 renuncia ao cargo não sem antes ter enviado ao accionista Estado os elementos de prestação de contas relativas a 2011, que ”confirmaram um resultado positivo de 10,3 milhões de euros".

Na altura, criticou "a ausência de decisões nas restantes empresas do sector” e a sua saída foi lamentada por muita gente, desde logo pelo actual presidente da Câmara do Porto. “Lamento profundamente a saída do engenheiro Matos Fernandes. Foi um extraordinário presidente da APDL que soube modernizar e continuar o trabalho do seu antecessor”, declarou Rui Moreira, na altura presidente da Associação Comercial do Porto.

Mas não é só na Águas do Porto que há mexidas. A nova administração da empresa municipal de Habitação Domus Social já está escolhida. Manuel Pizarro vai presidir ao CA da empresa, que terá dois vogais: Manuela Alves e Barbosa Pinto, que transita da anterior administração.

Filipa Melo deixa a administração da Domus Social e vai ocupar as funções de directora do parque habitacional, substituindo no cargo Mário Jorge Rebelo, que foi afastado e que terá pedido para integrar o arquivo da empresa.

Sugerir correcção
Comentar