Quinta do século XVIII recebe nova sede da Junta de São Domingos de Benfica

Com dois hectares, a antiga quinta na Rua António Saúde é composta por um vasto jardim e por um edifício que há cerca de uma década era utilizado pelo Exército

Foto
CML

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, inaugura na quarta-feira a nova sede, na Quinta da Alfarrobeira, um espaço do século XVIII, que deverá abrir ao público a 20 de Outubro.

“Foi uma obra profunda de remodelação - é uma casa de 1727 -, que dura há cerca de oito/nove meses. Como é uma casa classificada, a obra teve de ser acompanhada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC)”, afirmou o presidente da Junta de São Domingos de Benfica, António Cardoso, em declarações à Lusa durante uma visita ao espaço.

Com dois hectares, a antiga quinta situada na Rua António Saúde é composta por um vasto jardim, com um lago e um alpendre, e por um edifício que há cerca de uma década era utilizado pelo Exército, para alojar vários serviços.

A Quinta da Alfarrobeira está classificada como Imóvel de Interesse Público pela DGPC, devido às fachadas, ao portão de entrada no pátio, à capela, às telas que possui e a todos os elementos artísticos de arquitectura e escultura que estão dispersos no jardim e no parque, segundo a informação que consta na página da internet desta entidade.

As obras já terminaram, mas para poder acolher os serviços da Junta falta ainda, entre outros, ligar a água e colocar contadores. “Creio que, a partir do dia 20, a população poderá dirigir-se aqui para [tratar de] qualquer tema e aqui será atendida”, adiantou o autarca.

A quinta tem uns jardins “magníficos”, que estão abertos à população desde Fevereiro, mas irão sofrer “uma remodelação profunda”.

“Vamos tentar trazer novamente os jardins à traça que existia. Isto esteve ocupado pelos militares durante uma época e, nessa altura, fizeram-se aqui algumas atrocidades na casa e também no jardim”, contou António Cardoso.

Neste momento, “está em finalização um estudo feito por arquitectos paisagistas da Câmara”. A ideia da Junta de São Domingos é criar nos jardins “uma pista de manutenção, um parque infantil e um parque de merendas [para ficarem] ao serviço da cidade”.

Nas obras do edifício, a Junta já gastou “entre 50 a cem mil euros”. “Mas todo o esforço financeiro, que ultrapassou já os 300 mil euros, foi feito com ajuda da Câmara Municipal de Lisboa”, referiu.

A Quinta da Alfarrobeira foi cedida à Junta de São Domingos de Benfica pela Câmara Municipal de Lisboa em Julho de 2014.

Perto da Quinta da Alfarrobeira situa-se o Bairro Grandela, um antigo bairro operário, no qual a Junta de Freguesia também tem projectos em desenvolvimento.

Actualmente, a autarquia já é responsável por um equipamento cultural, onde esteve instalada a Biblioteca República e Resistência, que, por decisão camarária, passou para um espaço na freguesia das Avenidas Novas. Este equipamento passou a chamar-se Fórum Grandela, “um fórum cultural que está aberto à população e à cidade”.

“Já promovemos ali vários encontros culturais, desde música a leituras”, referiu António Cardoso.

Ao lado do edifício do Fórum Grandela situa-se outro, “gémeo” daquele, que estava na posse do Estado.

“Há cerca de oito meses conseguimos que nos fizessem uma cedência. E a Junta suportará as obras necessárias, que são muitas e profundas”, contou o autarca, adiantando que o espaço irá acolher a Casa da Cidadania.

“Não será até ao final do ano, mas será uma das prioridades no próximo ano”, disse.

A Casa da Cidadania vai ser um local “onde as associações e pequenas empresas se encontram para que se cruzem ideias que andem à volta do empreendedorismo e da inovação”.

Sugerir correcção
Comentar