Celebrar o porco e o Entrudo em Cabeceiras de Basto

Às demonstrações culinárias juntam-se provas comentadas de vinhos e a celebração do bucho doce.

Foto

Do porco come-se tudo e é pelo Entrudo que melhor se saboreiam as carnes da salmoura, os presuntos e enchidos do fumeiro. É essa a tradição que o concelho de Cabeceiras de Basto quer ver mantida e revitalizada, e daí a Festa da Orelheira e do Fumeiro que ao longo deste fim-de-semana se realiza.

São já 20 anos a celebrar as delícias do porco, sendo que a raça bísara tem na região condições ideais para a sua criação. À feira, que este ano concentra mais de 70 produtores, junta-se o desafio para a degustação, com a presença de conhecidos cozinheiros que vão propor novas e diversificadas formas de utilização do fumeiro na cozinha do dia-a-dia.

Há momentos para degustação de alheiras, salpicões, chouriças, presuntos, orelheira, grelos, pão, mel, compotas e doces, num programa centrado no pavilhão polidesportivo local, mas que conta também com animação de rua com encontros de concertinas, corso carnavalesco e parada de máscaras.

Às demostrações culinárias juntam-se provas comentadas de vinhos e a celebração do bucho doce, um manjar que é um dos ícones da gastronomia local. Durante estes dias é servido nos mais representativos e típicos restaurantes da região, no âmbito dos fins-de-semana gastronómicos promovidos pela Região de Turismo Porto e Norte. 

Sugerir correcção
Comentar