Cascais vai substituir paralelipípedos durante a madrugada

Município irá avançar com as obras esta quarta-feira e as intervenções prolongam-se até à primeira semana de Junho.

Foto
O pavimento em granito será substituído por betuminoso. DR

O pavimento na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra e no Passeio D. Luís, duas das principais artérias de Cascaus, vai ser alvo de requalificação. As pedras de granito irão ser retiradas e no seu lugar será colocado betuminoso pigmentado, o mesmo tipo de pavimento habitualmente utilizado nas ciclovias. As obras acontecem com uma particularidade: a intervenção será feita exclusivamente durante o período nocturno, entre as 22h00 e as 6h00.

“Serão alguns dias de transtorno mas cujo objectivo vai, seguramente, ser bem acolhido por quem diariamente utiliza estas duas artérias”, acredita Nuno Piteira Lopes, vereador responsável pela Mobilidade na Câmara Municipal de Cascais.

“O piso em calçada de granito há muito que cedeu ao peso de autocarros e camiões, criando uma espécie de ondas em plena estrada, muito desconfortáveis para veículos e peões. Com esta obra criamos melhores condições para a mobilidade e mais segurança e conforto a todos”, acrescenta.

A Câmara de Cascais argumenta que este material terá “menores custos de manutenção e maior durabilidade”, além de garantir “maior conforto a automobilistas e peões”, uma vez que facilita e promove “a mobilidade lenta numa zona de forte pendor pedonal”.

Além da substituição da pedra, a autarquia irá proceder à compactação do solo, para corrigir as depressões das ruas, e à reabilitação da rede pluvial, para garantir o eficaz escoamento das águas da chuva.

As obras começam já esta quarta-feira e prolongam-se até o dia 7 de Junho. A empreitada custará 240 mil euros.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários