Câmara de Gaia alerta para cheias rápidas

Após alerta da Protecção Civil, a Câmara de Gaia mostra-se também atenta para a possibilidade de inundações e cheias nas zonas ribeirinhas.

Foto

Na sequência do agravamento das condições climatéricas, a Câmara de Vila Nova de Gaia alertou a população, através da sua página de internet, para a possibilidade de cheias e inundações. Ponte de Lima está também alerta. Do lado do Porto, ainda não há qualquer procedimento de prevenção, avançou fonte dos bombeiros locais.

A câmara de Gaia está atenta à situação e alerta em comunicado a população, para a “possibilidade de subida das águas do Douro até limite das estradas marginais”. O pico mais crítico estava previsto 17h45, hora a que se atinge a praia-mar. Os Bombeiros Sapadores de Gaia confirmaram ao PÚBLICO que estão a avisar a população para possíveis inundações junto à zona ribeirinha.

Na outra margem do Douro, os Bombeiro Sapadores do Porto não estão a efectuar nenhuma prevenção em especial para o agravamento do tempo, mas está o Comandante de Operações junto ao molhe da Foz desde as 18h, para acompanhar a situação.

Ponte de Lima também se encontra sobre aviso. O comandante dos bombeiros avançou à Lusa, que o rio Lima poderá invadir, esta quinta-feira ao fim do dia, as ruas junto às zonas ribeirinhas devido ao mau tempo e às descargas da barragem do Alto-Lindoso

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já tinha alertado, na passada quinta-feira, para esta ameaça de cheias, em especial nas regiões do norte do rio Tejo e as regiões do Minho e Douro Litoral.

“Possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água”, pode ler-se em comunicado colocado na página da ANPC.

Editado por Luciano Alvarez

Sugerir correcção
Comentar