Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
O setor convencionado está, como sempre, ao dispor do país para complementar a atividade da rede pública e assim, concretizar o SNS e o desígnio constitucional de “cuidados de saúde para todos”.
Avanço em sensores de odores relatado por cientistas portugueses, que ultrapassaram a interferência da humidade na leitura dos resultados. O nariz electrónico está mais perto de cheirar “bem” doenças em amostras com muita humidade, como urina e hálito.
A avaliação de danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral tem de ser rápida e precisa para aumentar as probabilidades de sucesso das soluções terapêuticas. Uma equipa de Champalimaud quis melhorar esse diagnóstico que pode ser decisivo.
Quantas vezes uma mulher já ouviu dizer que é “normal” ter dores menstruais intensas? Talvez não seja. A endometriose afecta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.
O alvo da equipa de cientistas de Coimbra é o osteossarcoma, um cancro ósseo muito agressivo que afecta particularmente crianças e adolescentes.
Projecto que pretende evitar o recurso às zaragatoas na recolha das amostras é do Instituto Gulbenkian de Ciência em parceria com dois hospitais.
Governo lança operação preventiva da pandemia em lares de idosos através da realização de testes de diagnóstico. O teste que vai ser aplicado é sobretudo a versão desenvolvida pelo Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, ao qual o Estado encomendou já um total de dez mil testes.
Se os grandes institutos científicos portugueses avançarem todos com a realização de testes de diagnóstico à covid-19, a comunidade científica do país poderia assegurar mais de dez mil testes por dia. Capacidade actual do país é de quatro mil.