Sporting volta a desiludir na Suíça

"Leões" perderam com o Basileia, por 3-2, tendo sofrido oito golos nos quatro jogos de preparação já disputados.

Foto
LUSA/THOMAS DELLEY

A um mês de entrar oficialmente em acção, na disputa do play-off de acesso à Liga dos Campeões, o Sporting continua longe dos patamares competitivos desejáveis, persistindo em erros defensivos clamorosos. Depois de ter sido batido pelo Valência (3-0) na última quinta-feira, a equipa leonina voltou a desiludir os seus adeptos no estágio de pré-temporada na Suíça. Frente ao Basileia, campeão helvético, voltou a tropeçar, acabando derrotada, por 3-2.

Jorge Jesus aproveitou esta partida para testar, de início, um sistema alternativo ao seu 4-4-2 preferencial, com três defesas centrais (Tobias Figueiredo, Coates e Mathieu). E os “leões” até começaram bem, pressionando muito alto e impedindo o Basileia de sair do seu meio-campo. Os lisboetas chegavam rapidamente perto da baliza adversária, quase sempre através de iniciativas de Podence, na ala direita, mas sem criar grande perigo.

O golo surgiu aos 28’, instantes depois de o conjunto português ter sofrido um susto junto das suas redes, na marcação de uma grande penalidade, algo forçada, cometida por Akanji sobre Alan Ruiz (assistido por Podence). Bas Dost encarregou-se de abrir o marcador, apontando o seu segundo golo nesta fase da pré-temporada.

Se o penálti apontado contra o Basileia suscitou dúvidas, um outro reclamado pelo ex-sportinguista Van Wolfswinkel, após ter tropeçado em Tobias Figueredo (que havia derrubado) foi completamente inexistente. Mesmo assim, o árbitro voltou a não ter dúvidas ao apontar para o castigo máximo e o argentino Matías Delgado empatou o encontro.

O resultado penalizava os “leões”, face ao seu desempenho em campo, mas os suíços ainda haveriam de chegar à vantagem, aos 43’, numa fase em que se soltaram mais no terreno, na sequência de um gigantesco falhanço do guarda-redes Azbe Jug. Após um cruzamento da direita, de Lang, o esloveno desviou a bola com a mão para os pés de Renato Stefen, que não desperdiçou o brinde.

Em desvantagem, Jesus manteve a aposta na estrutura para a segunda metade, apesar de operar muitas alterações nos seus protagonistas. Numa fase mais adiantada da sua preparação, o Basileia (defronta no próximo fim-de-semana o Young Boys - que goleou, este sábado, o Benfica, por 5-1 -, na 1.ª jornada do campeonato helvético) voltou mais forte e perigoso dos balneários, criando algumas oportunidades para dilatar o marcador (Stefen atirou mesmo ao poste, aos 58’).

O Sporting acabou por reagir, aos 77’, com Matheus Pereira (entrado dez minutos antes) a cabecear para as redes suíças, após um excelente cruzamento de Iuri Medeiros, na direita. Foi sol de pouca dura, já que um novo e clamoroso percalço defensivo voltou a comprometer. André Geraldes, ao tentar atrasar para o guarda-redes, isolou Kevin Bua, que colocou definitivamente o Basileia na frente do marcador.

A partida voltou a evidenciar muitos desequilíbrios do “leão”, principalmente no seu sector mais recuado, tendo sofrido oito golos nos quatro jogos de preparação já disputados. A maioria após erros defensivos imperdoáveis.

"Onze" inicial do Sporting: Azbe Jug; Piccini, Tobias, Coates, Mathieu, Jonathan; Petrovic, Bruno Fernandes; Podence, Alan Ruiz e Bas Dost.
Jogaram ainda: André Pinto, Bruno César, Battaglia, Mattheus, Iuri e Doumbia, Palhinha, André Geraldes, Palhinha, Mattheus Pereira, Pedro Silva e Gelson Dala.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários