Grupo F: dois pesos-pesados no caminho do Sporting

Real Madrid e Borussia Dortmund são as "favas" da equipa portuguesa, com o Legia a suavizar o Grupo F.

Foto
Jorge Jesus não terá vida fácil na Liga dos Campeões MIGUEL RIOPA/AFP (arquivo)

Entre os três participantes portugueses na fase de grupos, o Sporting é aquele que tem mais razões de queixa da sorte. Presente no terceiro pote do sorteio, a equipa “leonina” acabou no Grupo F, onde já se acotovelavam Real Madrid e Borussia Dortmund. O imprevisível Legia Varsóvia completou um dos mais complicados agrupamentos desta fase da competição. 

Apesar das colossais diferenças entre o clube de Alvalade e o actual detentor da Liga dos Campeões, o histórico entre as duas equipas não é muito dramático para a formação portuguesa. Defrontaram-se em quatro ocasiões, em duas temporadas das competições europeias (1994-95 e 2000-01), e o Sporting perdeu duas vezes, venceu uma e empatou outra.

Esse empate foi registado também na fase de grupos da Champions, com os “leões” a alcançarem um 2-2 em casa, mas a sofrerem uma goleada, por 4-0, em Madrid. Na altura, Luís Figo brilhava entre os “merengues” e agora é Cristiano Ronaldo quem reina na equipa de Zidane. Será um regresso a “casa” do “galáctico” madeirense, melhor marcador da edição passada da prova, com 16 golos.

Complicado será também o confronto com o Dortmund, vice-campeão alemão, o primeiro entre as duas equipas nas provas da UEFA. Vencedor da Liga dos Campeões na temporada de 1996-97 (com Paulo Sousa no plantel), o conjunto germânico eliminou na temporada transacta o FC Porto nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Uma das novidades da equipa esta época é o internacional português Raphael Guerreiro.

Já o Legia parte como o parente pobre do grupo. Os “leões” já defrontaram e eliminaram a equipa polaca na temporada de 2011-12, nos 16 “avos” da Liga Europa.

Sugerir correcção
Comentar