NBA: Houve troca de murros no jogo entre os Raptors e os Bulls

Um confronto entre jogadores não é algo raro na NBA. O que já não é normal é uma troca de murros.

Foto
Ibaka e Robin Lopez envolveram-se em confrontos físicos Reuters/John E. Sokolowski

No jogo desta terça-feira da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) entre os Toronto Raptors e os Chicago Bulls, em que os canadianos venceram em tempo extra por 122-120, houve um momento em que o evento desportivo mais se assemelhou a uma partida de boxe. Isto porque Robin Lopez e Serge Ibaka, dos Bulls e dos Raptors, respectivamente, chegaram a vias de facto, após um lance aparentemente normal.

A quatro minutos do final do terceiro período do jogo entre as duas equipas da conferência Este, os Bulls tinham uma vantagem de 16 pontos sobre os Raptors, após um triplo de Jimmy Butler. No momento de recolher a bola do lance, Ibaka dá uma cotovelada nas costas de Lopez. O poste dos Bulls não gostou e virou-se para o extremo dos Raptors para pedir satisfações.

O momento que desencadeou as reacções mais violentas foi quando Lopez tirou a bola da mão de Ibaka. Com árbitros, jogadores e técnicos de ambas as equipas a tentar separá-los, os dois basquetebolistas trocaram murros de punho cerrado. Ibaka esquivou-se por pouco do murro de Lopez, que não teve a mesma sorte em relação à resposta do seu oponente, que lhe raspou no lado esquerdo da cabeça.

Depois de serem separados para lados opostos do campo, os dois jogadores foram expulsos da partida.

Em declarações aos jornalistas, Serge Ibaka disse que estavam a jogar “basquetebol físico” e que Lopes ficou “frustrado”. “Eu não vou ficar a vê-lo dar-me um murro e simplesmente ir embora. Tenho que me defender. Foi o que aconteceu”, afirmou Ibaka.

“Foi um jogo muito físico para toda a gente”, considerou Lopez. Quando um jornalista perguntou por que é que houve troca de murros, algo anormal num campo de basquetebol, o poste dos Raptors explicou: “Parecia que tinha três tipos em cima de mim. Eu estava a ser puxado para trás e não tenho a certeza do que se estava a passar, mas parecia que ninguém o estava a controlar. Ele continuava a vir na minha direcção”.

Com aproximadamente seis minutos para o fim do encontro, os Bulls venciam com uma margem de 14 pontos, mas os Raptors recuperaram do resultado desfavorável para levar o encontro a prolongamento, onde quebraram uma série de 11 jogos seguidos a perder para a equipa de Chicago. A última vitória tinha sido a 31 de Dezembro de 2013.

Nova rivalidade

Também na segunda-feira houve mais um caso de confrontos, desta vez entre Russell Westbrook, dos Oklahoma City Thunder, e Stephen Curry, dos Golden State Warriors.

Antes de uma bola ao ar, Westbrook virou-se para Curry para defender o seu colega de equipa Semaj Christon, que estava ser encostado pelo base dos Warriors. Não houve troca de murros, mas alguns empurrões. Pouco tempo depois, os jogadores foram separados.

Depois de Kevin Durant, que não jogou na segunda-feira por estar lesionado, se ter transferido no Verão dos Thunder para os Warriors, cresceu a expectativa para os confrontos entre as duas equipas. Durant mudou-se para uma equipa já cheia de estrelas e não escapou a críticas por ter tomado a via “fácil”.

Texto editado por Hugo Daniel Sousa

Sugerir correcção
Comentar