FIFA dá o seu aval a que o Mundial 2026 seja organizado por diversos países

Conselho-geral do organismo que gere o futebol mundial não estabeleceu um limite para o número de países que pretendam organizar o Mundial 2026.

Foto
O Mundial vai poder ser organizado por mais do que um país FABRICE COFFRINI/AFP

A FIFA divulgou nesta sexta-feira que a organização do Mundial de futebol de 2026 poderá ser feita por mais do que uma nação, ao contrário do que tem sido norma. Ficou, ainda, a saber-se que o Comité de Competições daquele organismo internacional pode recusar as candidaturas incumpridoras dos requisitos exigidos.

O conselho-geral da FIFA, que convencionou essas duas decisões, não determinou, porém, um número específico de países organizadores da principal prova mundial de selecções. Uma eventual ampliação da competição em 2026, hipótese defendida pelo seu presidente, Gianni Infantino - para 40 ou 48 participantes - será apenas discutida na próxima reunião do conselho, que decorrerá em Janeiro do próximo ano.

A FIFA estipulou, também, que as associações europeias e asiáticas organizadoras das últimas edições do Mundial de futebol não poderão concorrer à organização do torneio em 2026. Todavia, o organismo salvaguardou o direito de poder nomear uma associação da UEFA. "Abriremos um processo de candidatura para os interessados europeus, se nenhum dos demais projectos cumprir estritamente os requisitos técnicos e financeiros", alegou a FIFA em comunicado.

Por fim, foram aprovadas as regras do Mundial 2018, a ter lugar na Rússia; o calendário internacional feminino para a época 2018-19 e as datas da cerimónia de entrega dos prémios da FIFA, a 9 de Janeiro, e do 67.º congresso do organismo, no Bahrein, a 11 de Maio.

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar