Em ascensão Melo Gouveia já é 12.º na Dinamarca

N.º 1 português bem colocado para obter a sua melhor classificação no European Tour

Foto
Ricardo tem como melhor marca no circuito o 7.º lugar na Qatar / © D.R.

Ricardo Melo Gouveia e Ricardo Santos passaram hoje (sexta-feira) os respetivos cuts dos torneios do European Tour e do Challenge Tour desta semana e o mais novo colocou-se mesmo às portas do top-10, prevendo-se um fim de semana repleto de emoções. 

Ricardo Melo Gouveia, de 25 anos, sacudiu o desapontamento da última volta nos Jogos Olímpicos para regressar em grande à primeira divisão europeia, de onde esteve ausente sete semanas, com uma subida ao 12º lugar do Made in Denmark, de 1,8 milhões de euros em prémios monetários. 

O nº 1 português, 88º na Corrida para o Dubai e 137º no ranking mundial, e que tem no 7.º lugar no Qatar Masters de Janeiro a sua melhor marca no circuito principal, era 31º após uma primeira volta em 69 pancadas, 2 abaixo do Par do Himmerland Golf & Spa Resort, e hoje melhorou na segunda volta com 67 (-4). 

O profissional do Guardian Bom Sucesso Golf está empatado com outros cinco jogadores, com 136 (-6), a 7 pancadas do líder, o galês Bradley Dredge (63+66), um antigo campeão do Madeira Islands Open BPI e da Taça do Mundo de 2005 em Vilamoura. 

“Hoje tive um início forte (...) e tive um bom dia em condições mais complicadas. (…) Estou numa boa posição e com boas perspetivas para o fim de semana”, escreveu Ricardo Melo Gouveia na sua conta profissional no Facebook, hoje com a novidade de publicar uma mensagem em português e outra em inglês. 

Com efeito, o seu início foi bom, com birdies nos buracos 3 e 4, mais 1 eagle no 6 e apenas 1 bogey no meio (5), mas depois vieram 2 bogeys seguidos no 7 e no 8. Já o back nine foi bem positivo, sem perder qualquer pancada e com 3 birdies (12, 14 e 16). 

Entretanto, em Inglaterra, no Bridgestone Challenge, de 180 mil euros em prémios monetários, Ricardo Santos estava em perigo, ao partir para a segunda volta no grupo dos 66º classificados, mas um segundo cartão consecutivo de 70 pancadas, 2 abaixo do Par do Heythrop Park Resort, permitiram-lhe passar o cut no 48º posto (empatado), mesmo no limite de 140 (-4). 

Foi uma grande reação do nº3 português e 45º da Corrida para Omã, de 33 anos, porque hoje saiu do buraco 11 e depois de 1 birdie no 14 perdeu 2 pancadas no 16 e no 18 que o deixavam fora do cut. Só que, depois disso, veio uma excelente série de birdies nos buracos 1, 4, 5 e 6, e o bogey no 8 foi apenas um susto. 

O profissional da Oceânico Golf precisa agora de um bom fim de semana, porque passou o seu 10º cut no Challenge Tour deste ano mas ainda só conseguiu um top-10 esta época. 

O único resultado negativo de portugueses em torneios profissionais na jornada de hoje veio de Joana de Sá Pereira, que falhou o cut no Evli Ladies Finnish Open, de 35 mil euros em prémios monetários. 

A portuguesa residente em França continua sem passar cuts no LETAS de 2016 e desta feita somou 151 pancadas (76+75), 9 acima do Par do Hilside Golf Club, na Finlândia, terminando no grupo das 60º classificadas.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar