Cuidado connosco!

Com que então a França não podia falhar. E falhou. E a selecção portuguesa não podia ganhar sem o Cristiano Ronaldo. E ganhou. A França tinha uma equipa tão jovem, tão fresca, tão invencível, tão favorita. E a última vez que perdeu com Portugal foi em 1975. E, no entanto, perdeu. Com Portugal. Em 2016. Sejam bem-vindos a 2016.

Quem é que ganhou? A França ganhou a esperança de ganhar o Euro 2016. Tinha a certeza que ia ganhar. Mas perdeu. Por 1-0. Nem um golo conseguiu marcar a Portugal. Nem sequer conseguiu chegar aos penáltis. Era o mínimo que pediam os pacientes adeptos franceses.

Nunca a selecção teve um público à altura. Até hoje. Em Paris, na capital da França, os adeptos – sobretudo os emigrantes que lá vivem – souberam puxar pelos jogadores, dando-lhes força, dando-lhes crença e dando-lhes vontade de ganhar aquela merda.

Os ditos peritos, incluindo quase todos os portugueses, habituados às previsões fáceis e a seguir as opiniões dos colegas estrangeiros, mostraram as cores e a verdadeira alegria de ver o nosso país ganhar contra todas as estatísticas e todos os lugares-comuns. Deram o braço a torcer. Ou fingiram que sempre acreditaram que Portugal seria campeão da Europa. Pois sim, meus filhos. Juntem-se à festa que também fazem cá falta.

Ser campeão da Europa significa que ninguém foi capaz de nos bater. Todas as outras selecções foram derrotadas. Esta é que é esta. O Fernando Santos bem avisou ao que vínhamos.

Viemos para ganhar e ganhámos. A França que nos perdoe. Mas já era tempo de saber o que todas as outras equipas da Europa já sabiam: que é doloroso perder contra Portugal. Sobretudo quando se está convencido que isso é impossível.

Portugal foi o único país que foi ao Euro ganhar o que todas as outras equipas queriam mas, matematicamente e futebolisticamente, só uma equipa pode ter: a taça.

Agora vou reler todas aqueles sábios vaticínios que me garantiam que Portugal, apesar de ser bom a chegar às meias-finais, não era capaz de ser campeão. Então neste Euro. Com a França a jogar como estava a jogar. E sem Cristiano Ronaldo, então...

Pois é, meus queridos. Agora a conversa passa a ser outra: Portugal só foi campeão da Europa de 2016 a 2020. Mas aqui vos garanto: esta foi apenas a primeira vez. Também houve uma primeira vez em que chegámos a uma meia-final. E outra em que chegámos a uma final. Pois esta foi a primeira vez em que fomos campeões.

Tudo indica que estamos a apanhar o gosto de sermos campeões.
Cuidado connosco!

Sugerir correcção
Ler 3 comentários