Portador da tocha olímpica baixou os calções em protesto contra o Governo

Músico brasileiro de 31 anos baixou os calções durante o percurso para mostrar as palavras "Fora, Temer". Foi imobilizado pelas autoridades brasileiras.

Portador da tocha olímpica baixou os calções em protesto contra o Governo Champa Champa

A tocha olímpica já chegou ao Rio de Janeiro, mas o percurso ficou marcado por incidentes. Num ambiente de protesto e no meio de um grupo de manifestantes, o momento mais insólito foi protagonizado pelo próprio homem que transportava a tocha olímpica. O homem, um músico brasileiro de 31 anos, conduziu a tocha olímpica na zona portuária do Rio de Janeiro e baixou os calções para mostrar as palavras “Fora Temer” escritas nas nádegas.

O músico, Tarcísio Gomes, aplaudido e apoiado por quem assistia ao percurso, foi imobilizado por agentes da polícia. “É uma forma de protestar contra a ‘cidade do medo’ que vivemos durante a Olimpíada. Estamos sufocados”, disse o produtor cultural Diogo Rodrigues, amigo do músico, em declarações ao jornal Estadão.

Segundo uma outra fonte citada pelo jornal, Sérgia Rodrigues, prima do músico, o brasileiro rejeitou o convite para transportar a tocha olímpica duas vezes, por pensar que era mentira. Quando escolhido, Tarcísio Gomes decidiu aproveitar o momento para protestar contra o actual Presidente em exercício, Michel Temer, que a 12 de Maio substituiu Dilma Rousseff, que está suspensa por causa do processo de destituição que está em curso.

A organização dos Jogos Olímpicos já informou que todos os portadores da tocha assinam um termo de compromisso e não podem fazer qualquer tipo de manifestação política, mas não estão previstas sanções contra esse tipo de iniciativas.

Para além do insólito, a passagem por Duque de Caxias ficou também marcada pelo protesto de um grupo de manifestantes que atirou pedras às autoridades, e recebeu a resposta em balas de borracha e gás pimenta. O episódio deixou uma criança de dez anos ferida por uma bala de borracha, escreve a Globo. Os manifestantes eram estudantes e professores ligados ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, cita o mesmo jornal.

Na terça-feira foram detidas pelo menos três pessoas durante a passagem da tocha pela cidade de Niterói e a polícia teve de utilizar gás pimenta para dispersar os participantes no protesto. O percurso chegou mesmo a ter de ser interrompido depois de os manifestantes terem atirado três pequenas bombas de fumo para a frente do condutor da tocha.

O percurso da tocha olímpica termina esta sexta-feira, no Estádio do Maracanã, local onde será celebrada a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Sugerir correcção
Comentar