Atletas australianos interrogados pela polícia brasileira

Desportistas detidos por não ter acreditação correcta para assistir a jogo de basquetebol.

O jogo da si-final Austrália-Sérvia que esteve na origem do problema
Fotogaleria
O jogo da si-final Austrália-Sérvia que esteve na origem do problema AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC
Os atletas à saída da esquadra
Fotogaleria
Os atletas à saída da esquadra REUTERS/Ueslei Marcelino
Fotogaleria
REUTERS/Ueslei Marcelino
Fotogaleria
REUTERS/Ueslei Marcelino
O capitão do rugby Ed Jenkins estava entre os atletas detidos
Fotogaleria
O capitão do rugby Ed Jenkins estava entre os atletas detidos REUTERS/Ueslei Marcelino

Vários atletas olímpicos australianos foram detidos pela polícia do Rio por não terem a acreditação correcta para entrar no último jogo de basquetebol entre a equipa da Austrália e a da Sérvia. 

A presidente do Comité Olimpico Australiano, Fiona de Jong, acompanhou os atletas, sexta-feira à noite, quando estes foram interrogados numa esquadra do Rio de Janeiro. O grupo esteve detido mais de dez horas. A responsável disse que os atletas foram apresentados a um juiz e a um procurador e foi definido que pagariam uma multa, desconhecendo-se o seu montante. Ninguém foi preso ou acusado, fez questão de frisar, segundo a BBC.

No sábado de manhã, Fiona de Jong confirmou que dez atletas tentaram entrar na Carioca Arena 1 com credenciais erradas, não tendo acreditação para estar naquele espaço olímpico. "Foi cometido um erro esta noite. Os atletas acederam ao local sem a acreditação correcta. Pedimos desculpas por esse erro ao magistrado e ao procurador", disse de Jong à comunicação social.
 

Os atletas – o grupo incluia o ciclista medalha de bronze Matthew Glaetzer, as remadoras Lucy Stephen e Fiona Albert, e membros da equipe de râguebi, incluindo o capitão Ed Jenkins – queriam ver a meia-final de basquetebol e apoiar a equipa do seu país contra a Sérvia. A Austrália viria a perder por 87-61 e voltará a jogar este domingo com a Espanha para disputar a medalha de bronze.

Sugerir correcção
Comentar