Pátria, esse lugar estranho

Entre “bravos”, o público aplaudiu com veemência a violinista Viviane Hagner no concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (OSPCdM) que tratou de nacionalismos.

Foto
Viviane Hagner num concerto anterior, em 2014, na Casa da Música dr

Foi de nacionalismos que tratou o concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (OSPCdM) da última sexta-feira.

Entre “bravos”, o público aplaudiu com veemência a violinista Viviane Hagner que, na primeira parte, interpretou o Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 35 (1878), de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893). Não sem a ocorrência de alguns momentos de desconforto (também porque a própria obra carrega em si zonas de virtuosismo que condicionam a fluidez do discurso), os aplausos foram merecidos, porquanto os pontos essenciais foram desvelados na perfeição pela solista.

Foi igualmente perfeita a entrada dos primeiros violinos num primeiro andamento que veio a revelar grande equilíbrio entre solista e tutti, nomeadamente em pontos como a síncrona entrada da orquestra após a cadência da solista (em que se destacou um belíssimo som de flauta). A delicadeza do início do primeiro andamento viria a encontrar oposição no timbre um pouco agreste produzido pelas madeiras no início da Cazonetta (que o clarinete foi recordando ao longo do segundo andamento), o que não impediu Viviane Hagner de demonstrar grande capacidade expressiva perante o lirismo que a partitura exige. O Finale arrancou com vigor e com uma enérgica solista, abrindo espaço para a contrastante nostalgia que o tema folclórico sugere e que alterna com o carácter dançável que o mesmo assume. Saliente-se a forma positiva como as madeiras atingiram a beleza do diálogo camarístico que ocorre neste Allegro vivacissimo.

Perante o entusiasmo do público, a violinista bávara brindou-o ainda com a fabulosa Chaconne da Partita nº 2, BWV 1004, em ré menor, de Johann Sebastian Bach, igualmente muito aplaudida.

Na segunda parte do concerto foi a promessa de um nacionalismo musical português que se fez ouvir. Brönniman fez um bom trabalho com a partitura da Sinfonia À Pátria, em lá maior (1894), de José Viana da Mota (1868 – 1948), a qual não consegue deixar de suscitar emoções contraditórias entre si.

Composta após o Ultimato britânico, a sinfonia divide-se em quatro andamentos– cada um dos quais inspirados em diferentes excertos de Camões (d’Os Lusíadas e de um soneto)– escritos para grande orquestra, muito bem orquestrados e com um notável aproveitamento dos temas utilizados.

No primeiro andamento, sucedendo à assertiva entrada das cordas, que a OSPCdM bem realizou, os sopros em uníssono caricaturaram o imaginário nacional associado ao som das mais amadoras bandas filarmónicas. O naipe que melhor se destacou pela positiva no Allegro eroico (e que já na primeira parte do concerto havia feito um óptimo trabalho) foi o das trompas.

No longo segundo andamento (o menos patriótico, ou mais universal), apercebemo-nos, a dada altura, de um bonito solo que a concertino convidada (Dorota Siuda) bem executou sem que quase déssemos pela sua presença. No terceiro andamento, o compositor recorre a melodias populares. Se nos distanciarmos das mesmas e de uma certa ideia de “ser-se português”, ouvimos aqui um trabalho que é em muito comparável ao de um Mahler. O quarto andamento, impregnado de valores patrióticos (Decadência – Luta – Ressurgimento), regressa ao material temático do primeiro, concluindo numa núvem de fabricada esperança.

Sugerir correcção
Comentar