Os anúncios do Spotify vão ser baseados na música que ouve

A empresa sueca de reprodução de música gratuita vai ceder os dados de mais de 70 milhões de utilizadores.

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REUTERS/Shannon Stapleton

O Spotify anunciou, esta quarta-feira, uma parceria com várias empresas de publicidade que vai possibilitar o acesso destas aos dados dos mais de 70 milhões de utilizadores espalhados por todo o mundo. Informações como a idade e o género do ouvinte, as preferências musicais e listas de reprodução específicas serão utilizados para a produção de publicidade automatizada.

A empresa, que chega a 59 países e contabiliza mais de 2000 milhões de listas de reprodução, passará a assumir um carácter mais personalizado na publicidade que emite, uma vez que os anúncios colocados na plataforma estarão a ser dirigidos a um público-alvo com gostos e hábitos musicais específicos, ao contrário do que acontece agora. A publicidade do serviço de streaming tem sido igual para qualquer utilizador. Esta decisão não afectará por isso os utilizadores premium (aqueles que pagam pelo serviço e têm acesso ilimitado à música sem qualquer publicidade).

O Spotify também beneficiará da nova parceria. Harry Patz, chefe de receitas da Rubicon Project, um dos três anunciantes em questão, refere que empresas de streaming como o Spotify estão numa “melhor posição para terem os melhores resultados da publicidade automatizada, uma vez que os utilizadores consomem cada vez mais conteúdo a partir dos dispositivos móveis”. Segundo o Tech Radar, o Spotify não é o primeiro serviço a utilizar a publicidade automatizada. Já o Google, o Pandora e o Soundcloud o fazem há algum tempo.

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