Morreu Johnny Cash

Foto
PUBLICO.PT

Johnny Cash, um dos maiores nomes da música folk norte-americana, morreu hoje aos 71 anos de idade, na sequência de complicações respiratórias. O cantor, que sofria de diabetes, morreu num hospital de Nashville.

Um comunicado assinado pelo seu agente, Lou Robin, adianta que Johnny Cash morreu à 01h00 (07h00 em Lisboa), dois dias depois de ter tido alta do hospital, onde estivera a ser tratado a um problema não especificado.

"Espero que os amigos e os fãs do Johnny rezem pela família Cash, para que se possa sentir amparada neste momento tão difícil", disse Lou Robin.

Johnny Cash nasceu em Kingsland, Arcansas, em 26 de Fevereiro de 1932, e foi um dos responsáveis pelo surgimento do rock nos anos 50, antes de se ter tornado numa lenda da música country ao longo de décadas.

Também conhecido por "the man in black" - por usar sempre roupas pretas -, Cash gravou centenas de discos e fez inúmeras "tournées" ao longo de quase 50 anos de carreira. As suas músicas eram sombrias e carregadas de emoções fortes.

Cash casou duas vezes. Dez anos antes de se juntar à sua segunda mulher, a também cantora June Carter Cash, disse-lhe que um dia ainda haveria de casar com ela. A promessa cumpriu-se em 1968. Em Maio deste ano, Carter Cash morreu deixando um vazio na vida do cantor.

Johnny Cash vendeu 50 milhões de discos. Um dos seus últimos registos, "American IV: The Man Comes Around", lançado em 2002, obteve um sucesso inesperado tendo sido mesmo um dos álbuns com melhores resultados em 30 anos. O título de uma das suas canções mais conhecidas, "I Walk The Line", pode ser considerado uma metáfora para caracterizar o seu percurso. Se por um lado cantava para presidentes e para outras celebridades e era considerado como uma verdadeira instituição, por outro nunca perdeu a oportunidade para denunciar injustiças, como a falta de investimento no tratamento e acompanhamento de crianças com deficiências, e opções políticas, como a guerra contra o Vietname.

O cantor chegou a ser preso várias vezes e a dependência das drogas acompanhou-o por muito tempo. Depois de ter cumprido o serviço militar, aventurou-se na música e chamou a atenção de Sam Phillips, o dono da Sun Records, em 1955 com uma canção chamada "Hey Porter". Na Sun Records, Cash juntou-se a nomes como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Roy Orbison, alguns dos pais do rock n’ roll.

"I Walk the Line" vendeu mais de dois milhões de cópias e foi o primeiro de doze "hits" que chegaram ao topo das tabelas.

Em 1958, Cash assina pela Columbia Records e muda-se para Los Angeles, onde inicia um período da sua vida marcado pelas drogas e pelo álcool. O divórcio com a primeira mulher aconteceu em 1967.

Um dos seus anos mais prodigiosos foi 1969, quando conseguiu destronar os Beatles da tabelas de vendas com uma canção chamada "A Boy Named Sue", que depois passaria a detestar.

Os sucessos começaram a abrandar nos anos 70 e 80, mas os concertos de Johnny Cash eram sempre muito procurados. Problemas de saúde afastaram-no depois dos palcos. O ressurgimento aconteceria em 1993 com o álbum "American Recordings", pela mão do produtor de música rap e heavy metal Rick Rubin. Seguiram-se "Unchained," "Solitary Man" e "The Man Comes Around".

Sugerir correcção
Comentar