Fátima Afonso vence Prémio Nacional de Ilustração com Sonho com asas

As duas menções especiais foram atribuídas a Catarina Sobral, a Tiago Albuquerque e a Nádia Albuquerque.

Fotogaleria
Ilustrações do livro Sonho com asas dr
Fotogaleria
Ilustrações do livro Sonho com asas dr
Fotogaleria
Capa do livro Sonho com asas dr
Fotogaleria
Capa do livro Sou o lince ibérico dr
Fotogaleria
Capa do livro Tão, tão grande dr

A ilustradora Fátima Afonso venceu a 21.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com o livro Sonho com asas, anunciou esta quinta-feira a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Reunido esta quinta-feira de manhã, o júri decidiu atribuir o prémio a Fátima Afonso pelo conjunto de ilustrações do livro Sonho com asas, com texto de Teresa Marques, editado em 2016 pela Kalandraka.

As duas menções especiais foram atribuídas a Catarina Sobral, pela ilustração da obra Tão, tão grande, com texto da própria, dada à estampa pela Orfeu Negro, e a Tiago Albuquerque e Nádia Albuquerque, pelo trabalho realizado em Sou o lince ibérico, que tem texto de Maria João Freitas e foi editado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Relativamente à atribuição do prémio, o júri disse que Sonho com asas contém imagens de "enorme valor poético e carga metafórica".

Ao referir que o livro está "repleto de pormenores narrativos que convidam a uma leitura pausada e em profundidade", o júri sublinha ainda que a ilustradora mobiliza uma "paleta em tons pastel que viajam entre o ocre do sol e os azuis do céu e do mar".

"Fátima Afonso recorre a um conjunto de estratégias de composição gráfica que leva o leitor a tirar os sapatos e a ganhar asas para se elevar no universo dos sonhos", acrescenta o júri.

Nascida em Torres Novas em 1962, Fátima Afonso é licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é ilustradora e professora de Artes Visuais. A partir de 2000 dedicou-se à ilustração de livros para crianças, contando actualmente com mais de 20 livros publicados, de acordo com a biografia disponibilizada pela DGLAB.

Em 2012 integrou o grupo de ilustradores que representou Portugal na exposição Como as Cerejas, apresentada na Feira do Livro Infantil de Bolonha quando Portugal foi país-tema. Dois anos mais tarde, o projecto Sonho com Asas, que viria a ser publicado como livro, valeu-lhe o 2.º Prémio do VII Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados.

Sobre as ilustradoras distinguidas com menções especiais, o júri refere que as ilustrações de Catarina Sobral — nascida em Coimbra, em 1985 — se mantêm fiel ao seu estilo e que a sua paleta cromática "cria um ambiente dramático para uma situação igualmente dramática e calamitosa de metamorfose de um menino que acordou um dia transformado num gigantesco hipopótamo".

"O objecto livro cria espaços onde a imagem e o texto coexistem sem fronteiras, formando um todo performativo", acrescenta. No que respeita a Eu sou o lince-ibérico, o júri salientou a importância do investimento nas obras de divulgação de cariz científico dirigidas aos mais jovens, não descurando uma componente estética. "Os ilustradores [Tiago Albuquerque e Nádia Albuquerque] recuperam o uso do poster como tributo à adolescência, dando nova função à sobrecapa", frisam.

O júri foi constituído por Susana Lopes Silva, da Escola Superior de Educação do Porto, Rita Pimenta, jornalista e autora do blogue Letra Pequena, e Vera Oliveira, técnica superior da DGLAB. Nesta edição do Prémio Nacional de Ilustração foram avaliadas 82 obras publicadas por 33 editoras e ainda duas edições de autor, com ilustrações de 66 artistas e textos de 65 autores.

O Prémio Nacional de Ilustração foi criado em 1996, é atribuído pela DGLAB e visa promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade nos livros para crianças e jovens. O galardão é atribuído anualmente e distingue um ilustrador pelo conjunto de ilustrações originais publicadas numa obra editada no ano anterior, podendo distinguir dois ilustradores através da atribuição de duas menções especiais.

O prémio tem o montante de 5 mil euros, acrescido de uma comparticipação de 1.500 euros destinada a apoiar uma deslocação à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. As menções especiais, no valor de 1.500 euros cada, são expressamente destinadas a comparticipar duas deslocações a esta feira.

O júri salientou ainda as edições da Associação para a Promoção Cultural da Criança pelo seu esforço de diversidade temática e plástica fundamental para a formação de novos públicos.

Sugerir correcção
Comentar