Famoso vestido branco de Marilyn Monroe está no maior leilão de Hollywood

Foto
O icónico vestido vai ser leiloado já no próximo dia 18 de Junho DR

O icónico vestido branco que Marilyn Monroe usou em "O Pecado Mora ao Lado" vai a leilão já no próximo sábado, dia 18, em Beverly Hills

O icónico vestido branco que Marilyn Monroe usou em "O Pecado Mora ao Lado" (1955), de Billy Wilder, na famosa cena do metro em que a saia se levanta, mostrando as pernas da actriz, vai a leilão já no próximo sábado, dia 18, em Beverly Hills, nos Estados Unidos, podendo alcançar os dois milhões de dólares (1,39 milhões de euros).

A peça é, segundo a leiloeira Profiles in History, o "vestido mais famoso do cinema" e faz parte da colecção privada da actriz Debbie Reynolds, que há mais de 50 anos reúne importantes objectos e peças de vestuários da história do cinema.

"Algumas coisas comprei em diferentes leilões e vendas privadas. Outras foram oferecidas, as pessoas que foram morrendo e, como sabiam que eu coleccionava, deixavam-se a sua colecção", disse a actriz de 79 anos à apresentadora norte-americana Oprah.

"O sonho da minha vida tem sido reunir e preservar a história da indústria cinematográfica de Hollywood. Hollywood tem sido uma enorme parte da minha vida. Esta colecção representa uma vida a coleccionar artefactos de Hollywood e esta é uma oportunidade rara para os amantes dos cinema, como eu, de poder adquirir um bocado da História de Hollywood", escreveu Debbie Reynolds no catálogo do leilão, que já é considerado o maior leilão de memorabilia da história de Hollywood, desde a década de 1970 quando a MGM e a Foz decidiram vender os seus vastos guarda-roupas.

Mas Marilyn Monroe não é a única estrela do leilão. Dos filmes clássicos ninguém foi esquecido, desde os figurinos usados por Charlie Chaplin, Audrey Hepburn, Judy Garland até Grace Kelly e Richard Burton, são muitas as peças valiosas expostas ao público pela primeira vez.

"A colecção tornou-se uma obsessão para mim. Todas as semanas procurei coisas relacionadas com os filmes vencedores de Óscares", contou a actriz num comunicado, explicando que durante anos a sua intenção foi construir um museu com todas as peças mas nunca conseguiu materializar esse desejo por falta de dinheiro suficiente. Nos anos 1980 ainda conseguiu inaugurar, em parceria com o seu marido Richard Hamlett, um pequeno espaço em Las Vegas mas que "infelizmente foi um fracasso".

Além do vestido que Marilyn Monroe usa em "O Pecado Mora ao Lado", os apaixonados do cinema poderão também comprar os vestidos que a actriz usou em "Os Homens Preferem as Loiras" (1953) e "Rio Sem Regresso" (1954).

O catálogo apresenta ainda os sapatos vermelhos de Judy Garland em "O Feiticeiro de OZ" (1939), o chapéu de Charlie Chaplin em "O Vagabundo" (1915), o vestido de Audrey Hepburn em "A Minha Linda Lady" (1964), o guarda-roupa de Grace Kelly em "Ladrão de Casaca" (1955), o traje de matador de Rudolph Valentino em "Sangue e Areia" (1922), o figurino e o violão de Julie Andrews em "Música no Coração" (1965), a túnica de Charlton Heston em "Ben-Hur" (1939) e os trajes de Elizabeth Taylor e Richard Burton em "Cleópatra" (1934).

O leilão está dividido em duas partes, a primeira a acontecer já este sábado e a segunda apenas em Dezembro. No total, a colecção de Debbie Reynolds apresenta mais de 3500 peças de vestuário, 20 mil fotografias, milhares de posters originais dos filmes, esboços das cenas dos filmes e centenas de adereços chave na história do filme.

Sugerir correcção
Comentar