Adaptação de "Crónica de Uma Morte Anunciada" estreou hoje no Festival de Sydney

Uma adaptação para teatro da obra "Crónica de Uma Morte Anunciada", do escritor columbiano Gabriel García Márquez, estreou hoje no Festival de Sydney, na Austrália.

Apesar de a "Crónica de Uma Morte Anunciada" ter estreado hoje pela primeira vez na Austrália, esta peça de teatro já foi apresentada um pouco por todo o continente americano, sendo muito bem recebida pelo público e pela crítica.

O livro foi adaptado para teatro para a companhia da Fundação Teatro Nacional da Colômbia por Fabio Rubiano e encenada por Jorge Alí Triana, o colaborador escolhido por García Marquez para as adapatções dos seus trabalhos no cinema e no teatro.

Em relação à peça, o encenador prefere dizer que não se tratou de uma adaptação, mas sim de uma tradução do livro para uma linguagem diferente que é a do teatro.

"Localizei a obra como uma tragédia grega. O cenário é uma praça de touros, onde o público está à volta. Quando Santiago Nasar entra na praça está nu, como entram os touros, e todos sabem que o vão matar, menos ele", explicou Triana ao site de notícias columbiano "El Espectador".

O novo projecto deste encenador será baseado no romance "A Festa do Chibo", do escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Sugerir correcção
Comentar