Benfica garante entrada directa na Liga dos Campeões

A Atalanta não vai terminar a Liga italiana abaixo do quarto lugar.

Foto
Roger Schmidt vai treinar com o Benfica na próxima edição da Champions MATTEO BAZZI / LUSA
Ouça este artigo
00:00
02:40

O Benfica garantiu neste domingo a entrada directa na Liga dos Campeões de futebol, beneficiando da subida da Atalanta a um dos primeiros quatro lugares da Liga italiana, depois do triunfo frente ao Torino, por 3-0.

A Atalanta, que venceu a final da Liga Europa frente ao Bayer Leverkusen (3-0), já não sai do top-4 em Itália, quando ainda tem um jogo por disputar, e isso permite ao Benfica entrar directamente na Champions.

O vencedor da Liga Europa tem acesso directo à Liga dos Campeões e com a Atalanta a assegurar um dos primeiros quatro lugares, a vaga de acesso directo passa para o clube com melhor ranking entre os qualificados para as pré-eliminatórias, neste caso o Benfica.

Os "encarnados" evitam, assim, disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off de acesso, juntando-se ao campeão Sporting no grupo de equipas presentes na competição, que, na próxima temporada, terá um novo formato.

O Benfica ocupa actualmente a 20.ª posição da hierarquia de clubes europeus, apenas atrás de formações que já têm acesso directo via classificação do campeonato local, nomeadamente no denominado "big five" - Ligas de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália -, ou que nem sequer se qualificaram para as pré-eliminatórias da Champions.

As "águias" foram segundas colocadas da I Liga portuguesa, atrás do campeão Sporting, e, por esse motivo, iriam entrar na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions, sendo que, caso passassem essa ronda, ainda teriam de disputar o play-off para acederem à fase de grupos.

Portugal tem, assim, duas equipas garantidas na edição 2024/25 da Liga dos Campeões, a primeira que será disputada num novo formato.

A competição passará a contar com 36 equipas, sendo todas integradas numa liga apenas, ao invés das 32 actuais que são divididas em oito grupos de quatro formações cada.

Cada clube, que até agora jogava com três adversários diferentes, em casa e fora, num total de seis encontros em cada grupo, passará a partir da próxima época a defrontar oito equipas distintas, com quatro jogos em casa e outros quatro fora.

Para determinar os oito adversários, todas as formações serão divididas inicialmente em quatro potes, sendo-lhe posteriormente sorteados dois adversários de cada pote, disputando um jogo em casa e outro fora contra uma equipa de cada pote.

As equipas que ficarem nos primeiros oito lugares apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto as que ficarem posicionadas entre os nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os "oitavos".

Já os 12 clubes que ficarem da 25.ª posição para baixo serão automaticamente eliminados da Champions, não tendo sequer a possibilidade de serem "relegados" para a Liga Europa, como acontecia até agora com as equipas que ficassem no terceiro lugar de um grupo.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários