A regionalização está viva

Dizer que a regionalização está morta é desistir do país. É continuar a assistir à desertificação do interior e à concentração de problemas nas cidades e nas áreas metropolitanas.

Ouça este artigo
00:00
04:14

“Estudos realizados pela OCDE mostram que existe uma clara associação estatística entre desenvolvimento e descentralização nos países que integram aquela organização internacional. Dessa associação não é possível deduzir uma relação de causalidade direta, tanto no sentido de se afirmar que o desenvolvimento estimula ou torna possível uma maior descentralização, como no sentido de se dizer que um maior grau de descentralização promove o desenvolvimento. Existe, no entanto, uma relação que é importante salientar: os países mais desenvolvidos são mais descentralizados; os países mais centralizados são menos desenvolvidos.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários