Plataforma Salvar o Clima convoca manifestação para dia 1 de Junho em Portugal

Acção decorre no âmbito de uma convocatória europeia. Estão previstas manifestações na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Polónia e Suécia.

Foto
Manifestação acontece em cidades de vários países para alertar os eurodeputados para a importância da redução de emissões em vésperas de eleições europeias MARTIN DIVISEK / EPA
Ouça este artigo
00:00
01:36

A plataforma Salvar o Clima, composta por mais de uma dezena de organizações da sociedade civil, convocou uma manifestação para o dia 01 de Junho, para chamar a atenção dos eurodeputados para o tema, indicou esta segunda-feira a organização. A marcha "Nós fazemos o futuro" partirá do Largo Camões e terminará na Praça Martim Moniz, em Lisboa.

Num comunicado, a plataforma adianta que "em vésperas de eleições europeias, as organizações querem deixar claro que nos próximos cinco anos - correspondentes ao próximo mandato europeu - a maioria dos cortes nas emissões terão de acontecer e portanto quase todas as políticas públicas pela Justiça Climática precisam de ser alcançadas".

Subscrita por várias organizações, a convocatória refere: "Somos nós, o povo, que fazemos o futuro. Ou continuamos no rumo para o inferno climático (que vai mudar tudo nas nossas sociedades) ou lideramos uma mudança por Justiça Climática (que também vai mudar tudo nas nossas sociedades)."

A iniciativa decorre no âmbito de uma convocatória europeia, estando previstas, em simultâneo, manifestações na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Polónia e Suécia.

Milhões de europeus vão escolher os seus eurodeputados entre 6 e 9 de Junho. Em Portugal, as eleições para escolher os 21 deputados europeus estão marcadas para este último dia.

A Climáximo, Extinction Rebellion Portugal, Academia Cidadã, Lisboa Possível, Partido Ecologista "Os Verdes" e Quercus são algumas das organizações que subscreveram a convocatória para a manifestação.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários