I Liga de futebol vai usar tecnologia da linha de golo

A mudança vai acontecer já na época 2025/2026. O sistema já é usado nos principais campeonatos de futebol.

Foto
I Liga de futebol vai adoptar tecnologia de linha de golo DAVID KLEIN / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:29

A tecnologia da linha de golo vai ser implementada na I Liga de futebol a partir da época 2025/26, avança a Lusa. A decisão foi tomada esta terça-feira pela direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A direcção da LPFP aprovou esta terça-feira a implementação desta tecnologia (Goal Line Technology, GLT), para avaliação dos lances de golo, na sequência do projecto iniciado em 2020/21. A questão já tinha sido debatida pelos vários grupos de trabalho do organismo liderado por Pedro Proença.

De acordo com a mesma fonte, a LPFP vai avançar com o concurso público, para as propostas de prestação deste serviço, num processo que vai ser acompanhado pela directora executiva da LPFP, Helena Pires, pelos clubes e pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Tendo em vista a utilização na época 2025/26, a LPFP vai avançar, no primeiro semestre de 2025, com um o período de testes e adaptações infra-estruturais.

A Liga inglesa foi pioneira na adopção desta tecnologia, em 2013, tendo já sido introduzida nos principais campeonatos de Itália, Alemanha, França e Países Baixos.

A tecnologia da linha de golo é um sistema electrónico que permite perceber com maior clareza se um golo foi ou não marcado. Com dispositivos electrónicos colocados nos dois postes e na trave, é possível confirmar se a bola entrou completamente na baliza.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários