Autorização para se estacionar em cima do passeio pode vir a ser travada em tribunal

Associações pedem à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária clarificação legal sobre casos como o do Restelo. Falam em incumprimento das leis. E prometem desafio judicial às autarquias.

Foto
Associações dizem que sinalética com excepções contraria o que está estabelecido no Código da Estrada Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
05:49

Poderão ser os últimos momentos de uma prática profundamente enraizada na sociedade portuguesa. Em nome do direito a andar a pé, o estacionamento em cima do passeio, mesmo que tolerado pelas autarquias, deverá ser alvo de um desafio legal por parte de um conjunto de associações e entidades ligadas à defesa do ambiente, da mobilidade activa, do urbanismo e dos direitos sociais. Unidas numa plataforma comum, enviaram, esta segunda-feira, uma carta à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), solicitando esclarecimentos jurídicos sobre a “legalização” daquela prática. Em particular, é visada a sinalização que o permite, como recentemente aconteceu no bairro lisboeta do Restelo, na freguesia de Belém. E o bloqueio dessa autorização pelas autarquias nos tribunais será o próximo passo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários