Clima e guerra como desafios da salvaguarda do nosso património

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, importa refletir sobre os novos desafios que o novo mundo conhece. Nunca é demasiado voltar à Carta de Veneza, assinada há 60 anos.

Ouça este artigo
00:00
05:26

A Carta de Veneza, carta internacional para a conservação e restauro de monumentos e sítios, 60 anos depois, continua de enorme atualidade nos fundamentos da salvaguarda do património e nos princípios que a sustentam. Os seus conceitos mantêm-se inalteráveis, basilares e cruciais no pensamento da conservação do património, alargados, hoje, nos planos material e imaterial. Os seus valores continuam a ecoar, ano após ano, com rigor e assertividade face às inúmeras necessidades e desafios que comporta a ação de salvaguarda e de preservação de bens tão marcantes nas nossas vidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários