MP investiga ligação de funcionários do INEM a empresa privada de formação

Investigação decorre de uma denúncia que refere, entre outras situações, a existência de responsáveis de departamentos do INEM que são igualmente responsáveis das mesmas áreas numa empresa privada.

Foto
INEM disse não ter conhecimento de qualquer investigação em curso Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:35

O Ministério Público está a investigar a ligação de alguns funcionários do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a uma empresa privada que é responsável por formação dada ao próprio instituto.

Numa resposta enviada à Lusa, a Procuradoria-Geral da República confirma que foi aberto um inquérito no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

A investigação decorre de uma denúncia que refere, entre outras situações, a existência de responsáveis de departamentos do INEM que são igualmente responsáveis das mesmas áreas na empresa privada Ocean Medical, com sede no Taguspark, em Oeiras.

A Lusa questionou o INEM, que disse não ter conhecimento de qualquer investigação sobre esta matéria.

Segundo a informação disponibilizada no site da Ocean Medical, a empresa, fundada em 2008, forma por ano mais de 6000 pessoas. "Para médicos e enfermeiros que procuram competências e certificação nas áreas da reanimação e trauma a Ocean Medical é recorrentemente a escolha principal", refere a empresa.

Os formadores da Ocean Medical são médicos e enfermeiros "com experiência em reanimação, exercendo funções em serviços de urgência e/ou unidades de cuidados intensivos e emergência pré-hospitalar", indica a informação disponível.

Actualmente, a Ocean Medical conta com mais de 200 instrutores. Entre os vários cursos ministrados pela Ocean Medical estão, por exemplo, o de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa para profissionais de saúde, Suporte Avançado de Vida Pediátrico, Abordagem, Transporte e Segurança do Doente Crítico, Avaliação da Pessoa em Situação Crítica e Tripulante de Ambulância de Socorro.

Sugerir correcção
Comentar