Armando e Mariana: camaradas e companheiros, na clandestinidade e na liberdade

Eram quase estranhos quando, em 1970, se juntaram como um casal, apenas para as aparências. Três meses depois, já eram um casal verdadeiro. Até hoje.

Ele vinha de uma família numerosa, ela era filha única. Ela foi clandestina praticamente desde o dia que nasceu, ele estava a entrar nesse mundo dos nomes falsos e das profissões fictícias. Complementavam-se. Juntaram-se numa casa em Lisboa como um casal só para as aparências – cada um deles até comprou uma aliança. Três meses depois, já não tinha sentido ser apenas assim. Para além de camaradas, passaram também a ser companheiros. Até hoje.

Esta é a história de Armando Morais e Mariana Rafael, que se conheceram e apaixonaram na clandestinidade, quando eram Sérgio e Clara. “Tive uma sorte incrível, porque ele não podia ser um estafermo. Também houve [casos desses]...”

Clandestinos é uma série coordenada por Inês Rocha para acompanhar neste mês de Abril. Cada episódio traz um jornalista e uma história diferente.


Siga o podcast Clandestinos e receba cada episódio à quarta-feira à tarde no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários