João Pina fez de Tarrafal “um manual para que esta história nunca seja esquecida”

O avô de João Pina esteve preso no Tarrafal; os bisavós foram visitá-lo e fizeram muitas fotografias. Tarrafal cruza três gerações para acrescentar história sobre o campo. Para que ela não desapareça.

Foto
Tarrafal mostra retratos e conta histórias dos presos do Tarrafal. Como João Faria Borda, n. 1912, Alcobaça; Joaquim Ribeiro, n. 1910, Ferreira do Zêzere; e João da Silva Campelo, n. 1912, Oliveira de Azeméis. Os três foram presos por organizarem ou participarem na Revolta dos Marinheiros, em 1936. Passaram mais de 15 anos presos cada um Imagens do livro "Tarrafal", cortesia João Pina e Tinta-da-china
Ouça este artigo
00:00
26:43

Depois de algum tempo a resistir à tentação de abrir uma caixa com fotografias relacionadas com o Campo de Concentração do Tarrafal (aldeia de Chão Bom, ilha de Santiago, Cabo Verde), o fotógrafo João Pina (1980) sentou-se numa mesa de sala, sozinho, numa noite do Verão de 2019 e começou a abrir envelopes e estojos com folhas de papel vegetal antigos, carregados de negativos, provas de contacto e ampliações de vários formatos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários