Apple alerta para “ataque de spyware mercenário” na Índia e noutros 91 países

A Apple envia avisos de ameaças deste género desde 2021. Utilizadores de mais de 150 países já foram notificados.

Foto
Os ataques mercenários de spyware são raros e muito mais sofisticados do que a actividade cibercriminosa ou malware comuns REUTERS/Elijah Nouvelage
Ouça este artigo
00:00
01:11

A Apple Inc. avisou os seus utilizadores na Índia e em 91 outros países de que podem ter sido vítimas de um "ataque de spyware mercenário", de acordo com um e-mail de notificação de ameaça enviado aos utilizadores visados. A empresa descobriu que os responsáveis pelo ataque tentaram "comprometer remotamente o iPhone", disse a Apple no e-mail de notificação ao qual a Reuters teve acesso.

Os ataques mercenários de spyware são raros e muito mais sofisticados do que a actividade cibercriminosa ou malware comuns, de acordo com o e-mail de notificação.

A fabricante do iPhone tem enviado notificações de ameaças deste tipo várias vezes por ano desde 2021, tendo já notificado utilizadores em mais de 150 países até à data.

Em Outubro de 2023, alguns deputados indianos acusaram o Governo de tentar fazer hacking dos telemóveis de deputados e partilharam nas redes sociais capturas de ecrã de uma notificação que citava empresa: "A Apple acredita que estás a ser alvo de atacantes patrocinados pelo Estado que estão a tentar comprometer remotamente o iPhone associado ao teu ID Apple".

A empresa afirmou então que não atribuía as notificações de ameaça a "nenhum atacante específico patrocinado pelo Estado".

Sugerir correcção
Comentar