Red Bull Flugtag regressa a Portugal e procura “loucos das máquinas voadoras”

Dez anos depois, Portugal volta a receber o evento que põe nos céus (ou tenta) as mais estranhas “máquinas voadoras”. Será em Setembro em Lisboa.

Foto
Red Bull Flugtag em Istambul, em 2022 Nuri Yilmazer
Ouça este artigo
00:00
02:30

Dá pelo nome de "Red Bull Flugtag. O Dia das Asas" e este ano regressa a Portugal, voltando a Lisboa, uma década depois de voar por Cascais.

"Lisboa é a cidade anfitriã, com o desfile dos loucos das máquinas voadoras agendado para o dia 7 de Setembro", anuncia-se em comunicado. Local: Doca da Marinha.

O evento tem inscrições abertas, até 30 de Junho, num "processo que vai apurar os melhores projectos à escala nacional".

No caso, os projecto abre-se a "todos os pilotos amadores, amantes da bricolage ou simples apaixonados pela arte de voar". Só o que é preciso é inventar uma "máquina voadora".

Foto
Red Bull Flugtag em Viena, 2021 Philip Platzer

O Red Bull Flugtag estreou-se mundialmente em 1992, na Áustria (país de origem da bebida) e, além de obviamente servir para propagar a marca, é um evento que atrai milhares graças às inusitadas participações e singulares voos, ou tentativas de voo, e consequentes e garantidas aterragens (ou melhor, quedas) na água.

Já foram realizadas duas centenas de edições pelo mundo e esta é a quarta vez em Portugal (duas vezes em Lisboa, uma em Cascais).

A realçar a escolha de Lisboa e do país para o evento, a empresa sublinha em comunicado que "ao longo dos tempos os portugueses demonstraram sempre uma grande vocação para dominar os céus, a começar pela famosa passarola de Bartolomeu de Gusmão, passando pela primeira travessia aérea do atlântico sul empreendida por Gago Coutinho e Sacadura Cabral".

No Flugtag, resume-se, "o objectivo é seleccionar equipas à escala nacional, sendo imperativo o respeito pelo regulamento e viabilidade de construção das máquinas voadoras". "Cada formação é composta por um máximo de cinco elementos maiores de 18 anos - quatro ajudantes e um piloto - não podendo os projectos ultrapassar os oito metros de comprimento, nove de largura e três de altura, para um peso máximo de 200Kg (máquina + piloto)".

Detalhe: "a propulsão das máquinas voadores é exclusivamente baseada em força humana, estando por isso proibidos todo o tipo de motores, baterias, catapultas e elásticos". E, atenção, "os materiais utilizados devem ser amigos do ambiente, conforme estipula o regulamento da competição". As equipas serão avaliadas por um júri em matéria de criatividade, performance e distância de voo".

Foto
Red Bull Flugtag em Istambul, 2022 Mahmut Cinci

As informações sobre o evento, que conta com o apoio da autarquia de Lisboa, e candidaturas no site oficial, Redbull.pt/flugtag.

O “Red Bull Flugtag. O Dia das Asas.” tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários