Serra Leoa declara emergência nacional devido a aumento de consumo de droga

Consumo de kush, uma droga sintética que combina várias substâncias químicas viciantes e produz efeitos semelhantes aos da cannabis, provoca “alarmante taxa de mortalidade” nos jovens da Serra Leoa.

Foto
Para o Presidente da Serra Leoa, o país enfrenta uma "ameaça existencial devido ao impacto devastador do abuso de drogas" Reuters/SHANNON STAPLETON
Ouça este artigo
00:00
01:33

O Presidente de Serra Leoa declarou na quinta-feira o estado de "emergência nacional" devido ao aumento do consumo de drogas no país, especialmente o uso crescente entre os jovens de uma droga sintética conhecida como kush.

"O nosso país enfrenta actualmente uma ameaça existencial devido ao impacto devastador do abuso de drogas e outras substâncias, em especial, a devastadora droga sintética kush", afirmou Julius Maada Bio num discurso transmitido pela televisão à nação na noite de quinta-feira.

A "alarmante taxa de mortalidade dos nossos jovens devido ao uso viciante de kush já não é aceitável", acrescentou, anunciando a entrada em vigor de "uma emergência nacional sobre o abuso de drogas e substâncias", que permitirá ao Governo expandir as suas acções contra aquele fenómeno.

O Presidente anunciou também a criação de uma força conjunta nacional através da colaboração de diferentes ministérios, forças de segurança, organizações religiosas e da sociedade civil, bem como "parceiros de desenvolvimento".

As acções desta força incluirão tanto a prevenção, oferecendo tratamento e apoio a quem consome, através de serviços sociais, como o reforço da aplicação da lei, através da detenção e perseguição dos autores do tráfico.

"Não haverá vacas sagradas nos nossos esforços para lidar decisivamente com os que forem apanhados a traficar estas drogas no nosso país", realçou Bio, na declaração à nação.

O kush, uma combinação de várias substâncias químicas altamente viciantes, com efeitos semelhantes aos da cannabis, tem vindo a tornar-se popular entre os jovens da Serra Leoa há cerca de cinco anos, apesar de não ser barato em comparação com os rendimentos médios num dos países mais pobres do mundo.

Sugerir correcção
Comentar