Fim-de-semana na TV: Um metapocalipse, O Pub The Old Oak E Depois da Revolução?

Há ainda Fassbinder, Cinco Dias Cinco Noites, Keanu Reeves, o segundo Avatar, A Grande Família, Saint X e Dois Rios, bem como “Ser Cigano” O Valor da Integração.

Foto
O Pub The Old Oak passa no domingo no TVCine Top DR
Ouça este artigo
00:00
08:33

CINEMA

O Medo Come a Alma
TVCine Edition, sábado, 18h35

Em 1974, Rainer Werner Fassbinder assinou este drama alemão sobre uma mulher de 60 anos que conhece um trabalhador migrante marroquino, com quem trava primeiro uma relação de amizade e depois um casamento. É algo que não é bem visto pela família dela. Com Brigitte Mira e El Hedi ben Salem, além de Barbara Valnetin, Irm Hermann e o próprio realizador, é o filme de Fassbinder mais colado a um dos seus heróis cinematográficos, Douglas Sirk, o realizador de filmes como O Que o Céu Permite, que é aqui homenageado.

Cinco Dias, Cinco Noites
RTP2, sábado, 23h21

A partir de um romance de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal), José Fonseca e Costa filmou, em 1996, os anos 40 portugueses e uma história de resistência ao regime de Salazar. André (Paulo Pires) é um fugitivo à polícia política (PIDE), que procura passar a fronteira para Espanha. Os amigos arranjam-lhe alguém capaz de o ajudar a passar a fronteira: Lambaça (Vítor Norte), um contrabandista, briguento e beberrão. A antipatia e desconfiança mútuas nascem logo no primeiro encontro. Mas os cinco dias e as cinco noites que passam juntos acabam por os aproximar numa amizade improvável.

Metalocalypse: Army of the Doomstar
HBO Max, sábado, streaming

A série animada Metapocalypse, do bloco Adult Swim, aquilo em que o Cartoon Network se torna à noite nos Estados Unidos, com uma programação muito mais adulta e ainda mais bizarra do que o conteúdo diurno do canal, durou de 2006 a 2013. Co-criada por Brendon Small, que já tinha sido responsável por Home Movies, que passou na SIC Radical, passa-se no universo do metal, sendo uma paródia afectuosa desse género musical. No centro de tudo estão os Dethklok, uma ultra-popular banda de death metal melódico, que neste universo animado é música de massas. Este é o telefilme de 2023 que continua a história da série original, que tinha acabado com um episódio especial, e é realizado pelo próprio Small. Nele, os Deathklok, que são uma banda ficcional mas têm no realizador/criador o seu mentor da vida real, têm de salvar o mundo da destruição, vendo-se obrigados a escrever uma “canção da salvação”.

O Pub The Old Oak
TVCine Top, domingo, 21h30

A vida tornou-se difícil para os habitantes de Durham, uma pequena comunidade do nordeste de Inglaterra, desde que a mina que empregava grande parte da população foi encerrada. As pessoas, que em tempos viviam desafogadamente, debatem-se agora com a pobreza, o isolamento e a total falta de perspectivas de futuro. É neste contexto que o Governo resolve enviar para ali um grupo de refugiados sírios fugidos da guerra. Isso vai desagradar a alguns dos locais que, dominados pela frustração das suas vidas, pelo preconceito e pelo medo do desconhecido, os olham de soslaio e os querem expulsar. Um drama de 2023 realizado por Ken Loach, já com 87 anos, e escrito por Paul Laverty. Entretanto, Loach confirmou a reforma. É o seu último filme.

O Homem do Tai Chi
AMC, domingo, 22h10

Em 2013, depois de anos como estrela de cinema, e um ano antes do primeiro filme da saga John Wick, Keanu Reeves estreou-se na realização com este filme de artes marciais, uma co-produção americana e chinesa falada em mandarim, inglês e cantonês. Reeves é também o vilão da história, um organizador de lutas ilegais em Hong Kong ao estilo dos gladiadores romanos. O herói é Tiger Chen, um jovem especialista em artes marciais que é convencido pela personagem de Reeves a lutar por dinheiro, para poder salvar o templo de Tai Chi no qual é discípulo. Valorizado pela crítica pelas coreografias de luta, foi ainda assim um falhanço de bilheteira que nem chegou às salas portuguesas.

Avatar: O Caminho da Água
Disney+, domingo, streaming

Quando Jake Sully (Sam Worthington), um ex-marine que usa cadeira de rodas, resolveu aceitar a missão ao planeta Pandora, não imaginava o quanto a sua vida ia mudar. Foi nessa viagem que conheceu Neytiri (Zoe Saldana), uma bela nativa pertencente à tribo dos Na’vi, por quem se apaixonou e com quem ficou a viver. Dez anos passados, os dois constituíram família e vivem pacificamente com outros membros Na’vi. De James Cameron, esta é a sequela de 2022 do filme homónimo que foi um sucesso internacional.

SÉRIES

A Grande Família
Globo, domingo, 15h10

Entre 2011 e 2014, a Globo transmitiu esta sitcom à volta de uma família de classe média de um subúrbio do Rio de Janeiro. Baseia-se na série de 1972.

Saint X
Disney+, domingo, streaming

Há 20 anos, de férias numa ilha das Caraíbas, Alison Thomas foi brutalmente assassinada após ter sido violada. Emily, a irmã mais nova, tenta agora descobrir o que aconteceu realmente. Uma série de oito episódios que adapta o romance homónimo de Alexis Schaitkin lançado em 2022. A escrita está a cargo de Leila Gerstein.

Dois Rios
Disney+, domingo, streaming

Matthew Venn, detective, volta a casa em Devon, no sudoeste de Inglaterra, para enterrar o pai, um homem religioso. O que não esperava era ver-se envolvido na investigação de um homicídio. Uma minissérie de quatro episódios assinada por Kelly Jones a partir do romance homónimo de Ann Cleeves.

DOCUMENTÁRIOS

E Depois da Revolução?
RTP3, sábado, 18h20

O que é que mudou com o 25 de Abril? É a esta pergunta que esta série documental de oito episódios, um de vários conteúdos que a RTP anda a passar para assinalar o cinquentenário da revolução, tenta responder. Neste primeiro episódio, pessoas como a rapper Capicua e o humorista Ricardo Araújo Pereira falam sobre o que é viver em liberdade. Além delas, ouvem-se também os depoimentos de Leonor Beleza, Susana Coroado, Nuno Markl, Pedro Magalhães, António Costa Pinto, Rui Medeiros, Alice Cunha ou José Santana Pereira.

“Ser Cigano” O Valor da Integração
RTP2, sábado, 20h35

A comunidade cigana da cidade de Torres Vedras é o foco único deste documentário, falando em nome próprio, sem pessoas de fora a darem uma contribuição. Assinado por Carlos Fraga em 2023, conta com nomes como Carlos Miguel, o ex-presidente da câmara e também ex-secretário de estado.

Na Rota do Tráfico: Submundos com Mariana van Zeller
National Geographic, sábado, 22h30

Chega à quarta temporada a série documental apresentada pela jornalista portuguesa Mariana van Zeller. Teve estreia em Janeiro nos Estados Unidos e agora passa cá. No primeiro dos episódios, a anfitriã investiga assassinos profissionais, encontrando um em Los Angeles e viajando depois até à África do Sul, onde esse é um fenómeno algo comum, para perceber o que é que faz estas pessoas serem assim.

COMÉDIA

Alex Edelman: Just For Us
HBO Max, domingo, streaming

Após ter recebido ameaças anti-semitas na internet, o cómico Alex Edelman decidiu ir a uma reunião de nacionalistas brancos. Essa experiência é a base deste espectáculo de stand-up que agora virou especial de comédia.

MÚSICA

Ruas e Memórias ao Vivo no Teatro São Luiz
RTP2, domingo, 23h

Em 2021, Marco Oliveira lançou Ruas e Memórias, que tinha sido completado no final de 2019, antes da morte do seu produtor, José Mário Branco.

INFANTIL

Cantar! (VP)
Disney Channel, sábado, 20h50

Há muito que o coala Buster Moon gere um grande teatro. Se em tempos o local foi grandioso e muito bem frequentado, hoje encontra-se à beira da ruína. Determinado a não desistir do grande projecto da sua vida, Buster tem uma ideia genial: criar um concurso de cantores. Uma comédia animada de Garth Jennings.

A Patrulha de Gnomos (VP)
Panda Kids, domingo, 13h30

Mãe e filha vêem-se obrigadas a mudar de casa. A moradia onde passam agora a viver está atafulhada de gnomos de jardim. Uma comédia de animação computadorizada realizada por Peter Lepeniotis e Shelly Shenoy.

DESPORTO

Basquetebol: Benfica x Sporting
RTP2, sábado, 14h52

Jogo da Liga Betclic 2023/2024.

Sugerir correcção
Comentar