Idoso desaparecido desde quarta-feira após exames no Hospital da Feira

Comando distrital de Aveiro da PSP confirmou que o idoso “ainda está desaparecido”, mas não adiantou dados sobre buscas ou outros procedimentos que tenha realizado entretanto.

Foto
É a segunda vez em poucas semanas que um idoso desaparece das urgências de um hospital Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
02:32

Está desaparecido desde quarta-feira um homem de 82 anos que entrou nas urgências do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e, entre exames de diagnóstico, deixou de ser localizado pelos profissionais dessa unidade.

Segundo fonte oficial do hospital que é sede da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, no distrito de Aveiro, em causa está um idoso que foi referenciado para as urgências pelo Centro de Saúde de Lobão “devido a retenção de líquidos e pernas muito inchadas”.

À chegada ao serviço, o homem foi acomodado numa cadeira de rodas cedida pelo hospital e nela ficou a aguardar atendimento.

“Da primeira vez que o chamaram para ser visto, ele não apareceu porque estava na casa de banho. À segunda vez, foi visto por uma médica, que requisitou vários exames, e a filha do senhor foi para casa, para ser chamada só quando ele estivesse pronto”, conta a fonte do hospital.

Por volta das 13h0, quando o idoso foi convocado para novo exame, não se apresentou no devido local, pelo que chamaram pelo seu nome no sistema áudio geral do edifício.

“Procurou-se por ele na urgência, nas salas em volta, na consulta externa e, como não apareceu, demos o alerta à PSP, por volta das 14h0”, revela a fonte do São Sebastião.

Os agentes policiais não fizeram buscas ao edifício, mas funcionários do hospital “realizaram buscas ontem [quarta-feira] e hoje [quinta-feira]”.

A mesma fonte hospitalar adianta: “Não nos foi dada qualquer informação pela família de que o senhor não era autónomo ou tivesse alguma incapacidade que o impedisse de ficar sozinho – como deficiência mental, por exemplo. Só comunicámos a situação à polícia por se tratar de um utente de 82 anos”.

Contactado pela Lusa por volta das 13h0 desta quinta-feira, o comando distrital de Aveiro da PSP confirmou que o idoso “ainda está desaparecido”, mas não adiantou dados sobre buscas ou outros procedimentos que tenha realizado entretanto.

O Hospital São Sebastião já comunicou à PSP que tem disponíveis as imagens da videovigilância do edifício para análise pelas autoridades.

Recorde-se que, em Março, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu uma instrução dirigida ao Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) para melhorar a segurança de doentes vulneráveis, após uma reclamação devido à fuga de um doente com Alzheimer quando recebia cuidados hospitalares. Numa deliberação aprovada a 7 de Dezembro de 2023, a entidade reguladora considerou que “a conduta do CHS não foi garantística dos direitos e interesses legítimos do utente” e que se justifica uma “intervenção regulatória”, de modo a prevenir a repetição de situações idênticas com utentes especialmente vulneráveis.

Sugerir correcção
Comentar