A direita radical não traz manual de instruções

Sondagens e analistas parecem concordar que está em marcha uma vaga populista, da Península Ibérica à Escandinávia, que a direita radical se arrisca a ter o melhor resultado de sempre na Europa.

A direita radical chegou, mas não traz manual de instruções. E a Europa não sabe como se relacionar com ela. Há mais de uma década que as eleições europeias registam uma tendência de longa duração: o declínio progressivo dos grandes partidos do centro político e o crescimento inverso dos pequenos partidos extremistas, em particular da direita radical. Provoca uma fragmentação crescente dos sistemas de partidos, mas até agora, sem poder para bloquear o sistema político da União e com uma capacidade limitada para influenciar as políticas europeias. Tudo isso, porém, pode mudar nas próximas eleições, de Junho de 2024.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários