Luis Rubiales libertado após conhecer imputações em investigação

Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol é alvo de uma investigação sobre alegados actos criminosos associados à corrupção empresarial e branqueamento de capitais.

Foto
Luis Rubiales detido esta quarta-feira Reuters/JUAN MEDINA
Ouça este artigo
00:00
01:32

Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi detido esta quarta-feira após aterrar em Madrid e libertado poucas horas depois. O antigo responsável federativo está no centro de uma investigação sobre alegados actos criminosos associados à corrupção empresarial e branqueamento de capitais. Foi acompanhado a tribunal, local onde ficou a conhecer as imputações contra ele neste caso judicial. Depois disso, as autoridades espanholas libertaram Rubiales que aguardará agora o início de julgamento.

As autoridades espanholas acompanharam a chegada do voo proveniente da República Dominicana e concretizaram a detenção numa das pistas de aterragem do aeroporto internacional Adolfo Suárez-Barajas, em Madrid. A detenção era já uma certeza, sabendo-se que Rubiales tinha comprado um bilhete de avião para o dia 6 de Abril. O antigo responsável federativo decidiu antecipar a viagem em 72 horas, regressando a Espanha esta quarta-feira.

O processo afecta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.

As buscas decorreram na sede da RFEF, em Madrid, e na casa de Luis Rubiales, em Granada, entre outros locais, com pelo menos quatro detenções a serem efectuadas.

Luis Rubiales foi afastado da Federação Espanhola de Futebol após ter beijado sem consentimento a jogadora da selecção Jenni Hermoso após o Mundial de futebol feminino. Com Lusa

Sugerir correcção
Ler 5 comentários