Federação espanhola com eleições a 6 de Maio para eleger sucessor de Rubiales

Na corrida à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol estão Pedro Rocha e Eva Parera.

Foto
Rubiales apresentou a demissão na sequência do escândalo causado pelo beijo à jogadora Jenni Hermoso Reuters/HANDOUT
Ouça este artigo
00:00
02:10

A comissão de gestão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que dirige o organismo interinamente desde a demissão de Luis Rubiales, convocou esta quarta-feira eleições para 6 de Maio, para eleger um novo presidente.

Pedro Rocha, que encabeça esta comissão, apresentou a sua demissão para poder apresentar-se como candidato às eleições em que é o grande favorito, segundo refere a imprensa espanhola, que aponta como sua principal concorrente Eva Parera, advogada e especialista em direito desportivo.

Luis Rubiales renunciou ao cargo em Setembro de 2023, na sequência do escândalo de repercussões mundiais causado pelo beijo na boca à internacional Jenni Hermoso, após a vitória da "roja" na final do Mundial feminino no mês anterior, em Sydney, na Austrália.

Durante a reunião desta quarta-feira, a comissão de gestão decidiu também "iniciar processos-crime contra todos aqueles que tenham causado danos económicos ou reputacionais a esta instituição", numa referência à investigação por alegada corrupção que actualmente abala a federação.

Vários ex-membros da RFEF, incluindo Luis Rubiales, estão a ser alvos de processos judiciais relacionados com irregularidades em contratos assinados pela federação nos últimos cinco anos.

Luis Rubiales, suspeito de corrupção, foi esta quarta-feira detido pela polícia no aeroporto de Madrid, quando regressou a Espanha proveniente da República Dominicana, tendo sido mais tarde libertado.

Segundo fontes ligadas à investigação do caso, Rubiales foi levado para as instalações no aeroporto da Guarda Civil (força de segurança similar à Guarda Nacional Republicana portuguesa), onde foi identificado e notificado formalmente do processo.

O processo afecta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.

Rubiales negou as acusações de corrupção numa entrevista à televisão La Sexta que será integralmente transmitida esta quarta-feira.

No seu comunicado de imprensa, a comissão de gestão especifica que autorizou uma auditoria ao período entre 2018 e 2023 para "ajudar a esclarecer todos os factos e levá-los a tribunal" e pôr fim a "um período turbulento que prejudicou gravemente a imagem de futebol espanhol".

Sugerir correcção
Comentar