Universidade de Lisboa vai construir residência com 200 camas

Residência universitária deverá ter 200 camas, na avenida das Forças Armadas, junto à Cidade Universitária.

Foto
Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
01:38

A Universidade de Lisboa (UL) vai construir uma nova residência universitária com 200 camas, um investimento de mais de cinco milhões de euros e com abertura prevista para 2026.

A construção foi aprovada em resolução do Conselho de Ministros de 27 de Março, o último liderado por António Costa e com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O reitor da UL, Luís Ferreira, disse à Lusa que a nova residência universitária deverá entrar em funcionamento "no 1º. semestre de 2026" e que a aprovação em Conselho de Ministros "não representa um financiamento por parte do Governo", mas apenas uma autorização para a obra, que será suportada por verbas próprias da universidade.

Luís Ferreira deixou, no entanto, em aberto a possibilidade de ser obtido "financiamento parcial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)".

Questionado sobre o problema do alojamento estudantil em Lisboa, o reitor da UL explicou que a abertura da nova residência não resolve "de forma nenhuma" a crise na habitação, mas é "um contributo para suprir as necessidades".

A nova residência universitária em Lisboa estará localizada na avenida das Forças Armadas, junto à Cidade Universitária.

O PÚBLICO também noticiou que, cinco anos depois de ter sido anunciada a abertura de uma residência universitária no antigo edifício do Ministério da Educação, em Lisboa, há um novo plano e orçamento para este imóvel. O projecto vai custar mais de 24 milhões de euros e ficará a cargo da Construção Pública, a antiga Parque Escolar, que foi reestruturada para actuar no sector da habitação em meados do ano passado mas que, desde então, ainda só lançou um concurso nesta área.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários