Sem lugar para todos: o paradoxo da mobilidade inclusiva

A mobilidade inclusiva e socialmente equitativa é um direito de todos os cidadãos e é essencial para promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento social e económico do país.

Ouça este artigo
00:00
04:38

O conceito de mobilidade inclusiva e socialmente equitativa pretende garantir o acesso de todos os cidadãos a meios de transporte seguros e eficientes, independentemente das suas condições físicas, económicas ou sociais. É uma abordagem que promove a igualdade de oportunidades e o direito de todos à mobilidade, sem qualquer tipo de discriminação para com aqueles que têm algum tipo de debilidade. A não inclusão de parâmetros que tentem incluir todos os cidadãos e respectivas especificidades, aquando da definição de políticas de mobilidade, pode traduzir-se numa exclusão desses grupos de cidadãos, ainda que tal aconteça de forma não intencional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários