Fim-de-semana na TV: As perseguições de Ronin, O Estranho Caso de Angélica e futebol feminino

Há ainda Danny Boy, Capitão Falcão, Marley e Eu, Pôr do Sol - O Mistério do Colar de São Cajó, Amarcord, bem como maratonas de Os Simpson e Family Guy.

Foto
O Estranho Caso de Angélica passa domingo no AXN Movies DR
Ouça este artigo
00:00
08:31

CINEMA

Danny Boy
RTP2, sábado, 17h40

A 14 de Maio de 2004, uma batalha entre soldados britânicos e iraquianos deu-se em Amarah, no sul do Iraque. Um sargento, Brian Wood, recebeu um prémio militar pela participação no combate. Anos depois, um inquérito foi imposto quando os britânicos foram acusados de ter morto e torturado vários prisioneiros iraquianos. A história conturbada desse julgamento é a base deste telefilme da BBC Two assinado por Sam Miller em 2021. Nele, Anthony Boyle faz de Wood e Toby Jones é Phil Shiner, o advogado de direitos humanos que o acusa.

Ronin
AMC, sábado, 22h10

Um grupo de ex-agentes secretos de vários países é reunido para um último trabalho, que é pago a peso de ouro por um cliente que quer permanecer no anonimato. Entre eles está um antigo elemento da CIA (Robert De Niro), um agente francês (Jean Reno), outro inglês (Sean Bean) e um ex-KGB (Stellan Skarsgård). O objectivo é recuperarem uma mala perdida, mas a missão complica-se. Qual o conteúdo da mala? Serão os ex-agentes capazes de resistir aos perigos do exterior e às fricções que começam a surgir entre o grupo? Um filme de John Frankenheimer de 1998 ainda hoje recordado pelas perseguições de carros.

Capitão Falcão
RTP2, sábado, 23h19

Portugal, década de 1960. Capitão Falcão é reconhecido como o mais patriota dos super-heróis. Totalmente leal a António de Oliveira Salazar, o presidente do Conselho de Ministros, ele dedica-se a combater todas as ameaças à nação. E começam a manifestar-se estranhos movimentos antifascistas que podem pôr em causa o Estado Novo... Falcão, juntamente com o seu corajoso companheiro, Puto Perdiz, vai ter de encontrar um meio de eliminar todos os que se atravessem no seu caminho e tenham a audácia de se erguer contra a ditadura portuguesa, algo em que toda a sua vida acreditou. Uma comédia de acção realizada por João Leitão em 2015 que parodia uma época especialmente negra da História recente de Portugal. O elenco conta com a participação de Gonçalo Waddington, David Chan Cordeiro, José Pinto, Rui Mendes, Miguel Guilherme e Ricardo Carriço, entre outros.

Marley e Eu (VO)
Panda Kids, domingo, 13h30

Jenny (Jennifer Aniston) e John (Owen Wilson) acabaram de casar e decidem abandonar os Invernos rigorosos do Michigan e partir para o sol da Flórida. Enquanto Jenny sonha com o primeiro filho, John ainda não está preparado para crianças e por isso, seguindo o conselho de um colega, resolve oferecer um cão à mulher. É assim que Marley, um bonito labrador amarelo, entra nas suas vidas. Marley não demora a transformar a vida dos dois num caos, já que nada consegue fugir à sua voracidade. Mas ao ritmo dos anos e das catástrofes, Marley será testemunha das escolhas de carreira, dúvidas e mudanças de Jenny e John. E, mesmo sendo Marley o pior cão do mundo, é um tornado de energia que vai ensinar-lhes uma lição.

Pôr do Sol - O Mistério do Colar de São Cajó
RTP1, domingo, 16h

Depois do sucesso da série Pôr do Sol deu no ano passado uma longa-metragem, onde é explicada a origem “da família Bourbon de Linhaça e do seu bem mais valioso: o Colar de São Cajó” que, supostamente “está na família há mais de 3500 anos e esconde segredos, maldições e uma lendária receita de bacalhau.” Realizado por Manuel Pureza.

Amarcord
RTP Memória, domingo, 21h02

Entre a fantasia e a realidade, Federico Fellini assinou em 1973 esta viagem pelas suas recordações de infância nos anos 1930, tempos em que a Itália era dominada por Mussolini e a Segunda Grande Guerra estava perto. Há um sem-fim de personagens estranhas, fellinianas, como se costuma dizer, entre padres pretensiosos, professores temíveis e tudo o mais.

O Estranho Caso de Angélica
AXN Movies, domingo, 21h10

Em noite de tempestade, Isaac (Ricardo Trepa), um jovem fotógrafo e inquilino de uma modesta pensão na Régua, é chamado de urgência para fotografar Angélica (Pilar López de Ayala), uma jovem de famílias abastadas que morreu no próprio dia do seu casamento. Foi a penúltima obra de Manoel de Oliveira, baseada num argumento escrito em 1952. Passou em Cannes em 2010.

COMÉDIA

Jerrod Carmichael Reality Show
HBO Max, sábado, streaming

Ao longo de oito episódios, Jerrod Carmichael, cómico de stand-up e actor (apareceu, por exemplo, em Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos) é a cara deste reality show em que o vemos a interagir com a família, os amigos e em busca do amor. No primeiro episódio, por exemplo, decide tentar ser radicalmente honesto, foge da mãe, tem um fraquinho por alguém e procura um par para ir aos Emmy.

SÉRIES

Os Simpson
Star Comedy, domingo, 16h37

Em Outubro do ano passado, estreou-se, nos Estados Unidos a 35.ª temporada desta série animada. Agora, o Star Comedy faz uma maratona dos seis primeiros episódios. Têm vozes convidadas de gente como Kerry Washington, Dick Van Dyke, Elizabeth Banks, Christiane Amanpour ou Peter Jackson.

Family Guy
Star Comedy, domingo, 18h53

Os seis primeiros episódios da 22.ª temporada de Family Guy, que arrancou lá fora em Outubro, são alvo de uma maratona.

DOCUMENTÁRIO

A Dama de Copas
RTP2, sábado, 20h36

Larissa Swirski nasceu em Odessa em 1910 e morreu em Sevilha em 1977. Era aristocrata e familiar dos Romanov. Não é um nome conhecido, mas foi fundamental numa rede de espionagem durante a Segunda Grande Guerra, primeiro do lado dos nazis e depois do lado dos Aliados. Terá sido a inspiração de Ian Fleming, que a conheceu, para criar a figura das Bond girls na saga de livros sobre a sua personagem James Bond. Este documentário de Chema Ramos conta a história.

Daniel Faria - O Silêncio e a Palavra
RTP2, domingo, 19h59

Marlene Maia assinou este documentário sobre Daniel Faria (1971-1999), o poeta de Baltar, Paredes. Teve estreia em 2021, ano em que Faria teria feito 50 anos.

MÚSICA

Aldina Duarte: Metade-Metade
RTP2, domingo, 23h

Saído a 22 deste mês, Metade-Metade, da fadista Aldina Duarte, tem letras da rapper Capicua. Este especial mostra um pouco do que o disco é.

Hermeto Pascoal & Grupo
RTP2, domingo, 23h42

Em Junho de 2022, o lendário compositor e músico brasileiro Hermeto Pascoal actuou no CCB com o seu grupo. O concerto ficou registado em vídeo e passa agora na RTP2.

TEATRO

Prémio Miguel Rovisco 23 - Requiem por Isabel
RTP2, sábado, 22h

Encabeçado por Lídia Franco e Rita Ribeiro, o espectáculo Requiem Por Isabel, encenado por Tiago Torres da Silva a partir do texto de Raquel Serejo Martins, ganhou a 5.ª edição do Prémio Miguel Rovisco. Lida com uma actriz outrora grande e agora envelhecida que se vê obrigada a mudar para um prédio nos subúrbios, onde se vai cruzar com uma antiga professora de português hoje reformada e viúva. Sem nada em comum, vão as duas travar uma estranha amizade. Estreia.

INFANTIL

Lego Ninjago: O Filme (VP)
Panda Kids, sábado, 13h30

Com realização de Charlie Bean, Paul Fisher e Bob Logan, esta animação baseia-se na linha de brinquedos protagonizada por um sábio mestre ninja, seus discípulos e o temível Garmadon. Com vozes de Miguel Guilherme, Tomás Wallenstein, Luís Barros e Marta Peneda.

Os Thundermans Regressam
Nickelodeon, domingo, 11h

De 2013 a 2018, a sitcom Os Thundermans seguiu o dia-a-dia de uma família de super-heróis a viverem na cidade de Hiddenville. Este ano, a história continua num filme de Trevor Kirschner.

DESPORTO

Futebol: Benfica x Sporting
RTP1, domingo, 18h10

Jogo da Taça de Portugal de futebol feminino. A segunda mão decorre a 21 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar