Mau tempo causa atrasos e obriga a desviar aviões do aeroporto de Lisboa

Desde a meia noite, a Protecção Civil contabilizou 440 ocorrências, 140 na Grande Lisboa, quase todas associadas a inundações e queda de estruturas e de árvores.

Foto
Operações no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, estão a ser afectadas pelo mau tempo Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
01:33

As operações no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, estão a ser afectadas pelo mau tempo, causando atrasos e o desvio de alguns voos para outros aeroportos, confirmou à Lusa fonte oficial da ANA.

“Devido a condições meteorológicas estão a ocorrer atrasos em alguns voos, tendo sido desviados, até ao momento, oito voos (chegadas) no Aeroporto de Lisboa”, informou fonte da gestora aeroportuária.

A partir do início da tarde desta quinta-feira os voos começaram a sair com atraso, que em alguns casos chega a três ou mais horas, segundo a informação disponibilizada na página da gestora aeroportuária.

Já no caso das chegadas, há situações em que os voos estão a ser desviados para outros aeroportos, maioritariamente para Faro. Estas perturbações acontecem numa altura de elevada procura por viagens devido aos feriados da Páscoa e coincidem com a passagem da depressão Nélson ​em Portugal.

Segundo disse ao PÚBLICO fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foi detectado um "fenómeno extremo de vento" que afectou o estuário do Tejo e os concelhos de Vila Franca de Xira, Montijo e Lisboa.

"Dúvidas não há, estivemos perante um fenómeno extremo de vento, mas só o IPMA poderá fazer a classificação oficial e avaliação técnica. Desde as 00h, contabilizamos 440 ocorrências, 140 na Grande Lisboa, quase todas associadas a inundações e queda de estruturas e de árvores. Não há, até ao momento, informação de vítimas associadas a estes fenómenos meteorológicos", referiu o comandante Pedro Araújo.

Sugerir correcção
Comentar